Tumor carcinóide de nasofaringe: relato de caso

Autores

  • Arthur Accioly Rosa Médico Especialista do Serviço de Radioterapia do Hospital do Câncer, Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Erick Santarem da Costa Médico Residente de Radioterapia do Serviço de Radioterapia do Hospital do Câncer. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Marcos Luiz Bezerra Junior Médico Residente de Radioterapia do Serviço de Radioterapia do Hospital do Câncer. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Lidia Maria M Cordeiro de Resende Médica do Serviço de Patologia Cirúrgica do Hospital do Câncer, Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2002v48n4.2167

Palavras-chave:

Neoplasias Nasofaríngeas, Carcinoma, Radioterapia, Diagnóstico, Imunohistoquímica

Resumo

O artigo descreve o caso de um tumor carcinóide de nasofaringe confirmado por análise imuno-histoquímica. A topografia atingida é incomum nesta doença, que tem predileção por sítios gastrointestinais (apêndice íleo-cecal, íleo e reto), e em menor proporção por sítios do trato aerodigestivo, sendo mais comuns os brônquios e a laringe. Paciente de 55 anos apresentouse com obstrução nasal, cefaléia e dor retro-orbitária, com exames complementares que evidenciavam volumosa massa em nasofaringe com extensão para cavidade nasal e base de crânio; sem doença em outra topografia. Foi realizada biópsia, via fossa nasal, cujo laudo histopatológico evidenciou tumor carcinóide de nasofaringe bem diferenciado, extremamente celular e monótomo à HE; ao AE1/AE3 apresentou reatividade para ceratina com formação de DOT paranuclear e cromogramina; S100 e citoqueratina negativos. Devido à irressecabilidade do tumor, foi indicada radioterapia paliativa com 70Gy em 35 frações. O resultado clínico foi satisfatório porém sem involução tumoral significativa. A radioterapia pode ser utilizada exclusivamente em tratamento paliativo, porém seus resultados no controle de doença local são ruins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-12-30

Como Citar

1.
Rosa AA, Costa ES da, Bezerra Junior ML, Resende LMMC de. Tumor carcinóide de nasofaringe: relato de caso. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de dezembro de 2002 [citado 19º de abril de 2024];48(4):545-9. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2167

Edição

Seção

RELATO DE CASO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)