O papel do ácido fólico na prevenção e na terapêutica oncológica: revisão

Autores

  • Kátia Baluz Coordenadora do Curso de Especialização de Nutrição Oncológica do Instituto Nacional de Câncer (INCA); Coordenadora técnico-administrativa da Equipe Multidiscipinar de Terapia Nutricional do INCA; Especialista em Nutrição Oncológica pelo INCA; Aluna especial do Curso de Mestrado em Nutrição Clínica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de janeiro, RJ – Brasil.
  • Maria das Graças Tavares do Carmo Doutora em Ciências, Universidade Federal de São Paulo; Professor Adjunto do Departamento de Nutrição e Dietética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de janeiro, RJ – Brasil.
  • Glorimar Rosas Doutora em Ciências, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Ciências, UFRJ; Professora Assistente do Departamento de Nutrição Clínica da UFRJ. Rio de janeiro, RJ – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2002v48n4.2174

Palavras-chave:

Ácido Fólico, Antifolatos, Alimentos Fortificados, Neoplasias, Prevenção, Terapia, Homocisteína

Resumo

O ácido fólico, por ser uma vitamina envolvida em um grande número de processos bioquímicos essenciais para a vida, tem também importante papel na oncologia, principalmente a partir da sua ação na metilação do DNA e na síntese de purinas e pirimidinas. Causas genéticas ou de deficiência desta vitamina têm sido relacionadas ao câncer em vários estudos. Seu papel se estende e se prolonga desde a prevenção até o tratamento do câncer, onde ele é largamente utilizado na forma do seu análogo químico, prejudicando o desenvolvimento do tumor e levando à sua subseqüente erradicação. A utilização do ácido fólico ou da sua forma reduzida na prevenção e durante ou antes do tratamento oncológico é descrito neste levantamento bibliográfico, que tem a intenção de somar esforços na direção do estabelecimento de estratégias intervencionistas que reduzam o risco de câncer e a toxicidade relacionada ao tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-12-30

Como Citar

1.
Baluz K, Carmo M das GT do, Rosas G. O papel do ácido fólico na prevenção e na terapêutica oncológica: revisão. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de dezembro de 2002 [citado 20º de abril de 2024];48(4):597-60. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2174

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA