Novos compostos dietéticos com propriedades anticarcinogênicas

Autores

  • Carlos Kusano Bucalen Ferrari Mestre e Doutorando em Saúde Pública - Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP - Brasil.
  • Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva Torres Profa. Doutora e Livre-Docente - Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2002v48n3.2212

Palavras-chave:

Carotenóides, Fenólicos, Terpenos, Isoflavonóides, Anticarcinogênicos

Resumo

Esta revisão teve como objetivo descrever e analisar a importância de compostos alimentares com propriedades anticarcinogênicas. Minerais, como o Selênio e o Cálcio, e compostos presentes em chás (catequinas), cítricos (terpenos), no caqui, no leite, em peixes, em uvas e vinhos (fenólicos), na soja e derivados (isoflavonóides) apresentam comprovados efeitos anticarcinogênicos in vitro e in vivo, constituindo promissores alimentos funcionais para a prevenção do câncer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-09-30

Como Citar

1.
Ferrari CKB, Torres EAF da S. Novos compostos dietéticos com propriedades anticarcinogênicas. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2002 [citado 3º de maio de 2024];48(3):375-82. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2212

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL