Feridas malignas: uma revisão de literatura

Autores

  • Nadia Antomia Aparecida Poletti Enfermeira. Profa. Curso de enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Coordenadora do Grupo de Curativos. São Paulo, SP - Brasil.
  • Maria Helena Larcher Caliri Profa. Dra. da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP - Brasil.
  • Cléa D Soares Rodrigues Simão Enfermeira. Mestranda pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Docente da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Coordenadora do Grupo de Curativos. São Paulo, SP - Brasil.
  • Karen Bárbara Juliani Dicentes do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São Paulo, SP - Brasil.
  • Vivian Ellen Tácito Dicentes do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São Paulo, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2002v48n3.2217

Palavras-chave:

Cicatrização de Feridas, Pele, Lesões, Neoplasias, Cuidados de Enfermagem, Qualidade de Vida

Resumo

O presente trabalho é uma revisão de literatura, no qual foram analisados doze artigos contendo definição, características e os cuidados com as feridas malignas cutâneas. O objetivo foi identificar na literatura quais aspectos estão sendo abordados sobre estas lesões, decorrentes da infiltração de células malignas através do epitélio alterando a integridade epidérmica. Essas feridas possuem características próprias, que são a hemorragia, o odor, infecção e exudato. Os apósitos utilizados no tratamento tópico incluem o metronidazol gel, alginato de cálcio, carvão ativado e hidrogel. Constatamos que, muitas vezes, o tratamento não leva à cicatrização da ferida, uma vez que esta depende do câncer primário. Porém, a cicatrização não é a principal meta do cuidado, mas o controle dos sintomas, visando a uma melhor qualidade de vida aos portadores destas lesões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-09-30

Como Citar

1.
Poletti NAA, Caliri MHL, Simão CDSR, Juliani KB, Tácito VE. Feridas malignas: uma revisão de literatura. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2002 [citado 29º de abril de 2024];48(3):411-7. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2217

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)