Assistência de enfermagem ao laringectomizado no período pós-operatório

Autores

  • Luciana de Souza Lima da Silva Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem - Bolsista de iniciação científica FAMERP.
  • Maria Helena Pinto Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem Fundamental da EERP/USP e Docente da FAMERP.
  • Márcia M Fontão Zago Enfermeira. Professora associada do DEGE-EERP/USP.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2002v48n2.2227

Palavras-chave:

Laringectomia, Pacientes, Diagnóstico de Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Cuidados Pós-Operatórios

Resumo

Os objetivos deste estudo foram identificar os diagnósticos de enfermagem no período pós-operatório tardio de laringectomia total e traçar um plano de intervenções de enfermagem para os diagnósticos identificados. Participaram deste estudo 10 pacientes submetidos a laringectomia total, após o tratamento radioterápico, com tempo de pós-operatório de 3 a 18 meses. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista e exame físico, algumas vezes com a presença de familiares que complementavam as informações. Foram identificados 16 diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia de NANDA (2000). As intervenções foram descritas para cada diagnóstico conforme sugestão de Carpenito (1999) e a experiência das autoras. Este estudo demonstrou que o diagnóstico de enfermagem é o guia para uma assistência de enfermagem efetiva, deve ser utilizado para direcionar as ações de enfermagem, quer seja durante a internação hospitalar como durante o seguimento ambulatorial, enfatizando que a assistência ao laringectomizado deve ser voltada não só para o aspecto biológico mas também para o social e o psicológico, pois é um paciente que retorna ao convívio familiar com bruscas alterações de estilo de vida, e muitas vezes altera também todo o contexto familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-06-28

Como Citar

1.
Silva L de SL da, Pinto MH, Zago MMF. Assistência de enfermagem ao laringectomizado no período pós-operatório. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de junho de 2002 [citado 29º de março de 2024];48(2):213-21. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2227

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL