Conhecimento de gestantes de uma comunidade carente sobre os exames de detecção precoce do câncer cérvico-uterino e de mama

Autores

  • Rosa Aurea Quintella Fernandes Doutora em Enfermagem, Universidade Guarulhos (UNG). Coordenadora do Núcleo São Lucas de Assistência à Saúde da Mulher, Favela de Paraisópolis, São Paulo, SP - Brasil.
  • Nádia Zanon Narchi Doutora em Enfermagem, Universidade do Grande ABC (UNIABC). Pesquisadora do Núcleo São Lucas de Assistência à Saúde da Mulher, Favela de Paraisópolis, São Paulo, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2002v48n2.2228

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Educação em Saúde, Neoplasias do Colo Uterino, Neoplasias Mamárias, Epidemiologia, Brasil

Resumo

O câncer ginecológico apresenta um alto índice de morbi-mortalidade no Brasil, representando grave problema de saúde pública, apesar das campanhas informativas e da maior participação das mulheres na sociedade em busca da cidadania. A relevância do tema despertou o interesse na realização desse trabalho descritivo, exploratório e quantitativo, que teve por objetivo identificar o conhecimento de gestantes sobre os exames de detecção precoce do câncer cérvico-uterino e de mama. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aplicada a 49 gestantes que participaram de grupos de promoção à saúde em uma comunidade carente do município de São Paulo. Os resultados revelaram que 75% das mulheres conhecem o exame colpocitológico e o associam à detecção de problemas no útero e que 63,3% colheu o exame há um ano ou menos havendo, em 29% dos casos, sido detectado algum tipo problema e, em 27%, desconhecimento do resultado. Em relação ao auto-exame de mama, 53% não souberam explicar o que significa e 59% disseram não saber realizá-lo. Concluiu-se pela necessidade de veicular a informação e incrementar os métodos de comunicação a fim de facilitar às gestantes o acesso ao conhecimento e provocar as transformações esperadas quanto ao seu comportamento em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-06-28

Como Citar

1.
Fernandes RAQ, Narchi NZ. Conhecimento de gestantes de uma comunidade carente sobre os exames de detecção precoce do câncer cérvico-uterino e de mama. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de junho de 2002 [citado 26º de abril de 2024];48(2):223-30. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2228

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL