Hemangioma esplênico e Síndrome de Kasabach-Merritt como diagnóstico diferencial de massa abdominal do recém-nascido

Autores

  • RVW Bach Pós-graduando da Seção de Cirurgia Pediátrica. Instituto Nacional de Câncer, Hospital do Câncer I, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • RV Carvalho Médico Cirurgião Pediátrico da Seção de Cirurgia Pediátrica. Instituto Nacional de Câncer, Hospital do Câncer I, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • PAS Faria Médico Patologista da Seção de Anatomopatologia. Instituto Nacional de Câncer, Hospital do Câncer I, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • AR Gonçalves Médico Cirurgião Pediátrico, Chefe da Seção de Cirurgia Pediátrica. Instituto Nacional de Câncer, Hospital do Câncer I, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • CHV Mariño Médico Cirurgião Pediátrico da Seção de Cirurgia Pediátrica. Instituto Nacional de Câncer, Hospital do Câncer I, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2002v48n2.2236

Palavras-chave:

Hemangioma, Neoplasias Esplênicas, Massas Abdominais, Tumores Neonatais, Terapia, Diagnóstico, Recém-Nascido

Resumo

Apresentamos um caso raro de hemangioma esplênico em um recém-nascido do sexo feminino, apresentando-se como massa abdominal, coagulopatia e trombocitopenia. No ato operatório observou-se uma massa tumoral vascular do pólo inferior do baço. A paciente encontra-se em acompanhamento ambulatorial. O diagnóstico e as opções de tratamento foram revistas e discutidas. Os autores revisaram a literatura sobre hemangioma esplênico em recém-nascidos e observaram ser este o terceiro caso de associação entre hemangioma esplênico e síndrome de Kasabach-Merritt. O hemangioma esplênico é uma doença rara no diagnóstico diferencial das massas abdominais em recémnascidos. O hemangioma é a neoplasia benigna mais freqüente do baço. A anemia, a trombocitopenia e a coagulopatia são vistos com freqüência em hemangiomas cavernosos grandes associados à Síndrome de Kasabach-Merritt (KMS). O hemangioma cavernoso esplênico associado com esta síndrome é extremamente raro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-06-28

Como Citar

1.
Bach R, Carvalho R, Faria P, Gonçalves A, Mariño C. Hemangioma esplênico e Síndrome de Kasabach-Merritt como diagnóstico diferencial de massa abdominal do recém-nascido. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de junho de 2002 [citado 26º de abril de 2024];48(2):247-51. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2236

Edição

Seção

RELATO DE CASO