O processo educacional na promoção de ações comunitárias em Saúde

Autores

  • Vera Andrade Pro-Onco. Instituto Nacional do Câncer (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil
  • Maria Alice Sigaud M. Coelho Pro-Onco. Instituto Nacional do Câncer (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.1997v43n1.2836

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Movimentos Sociais, Ações Comunitárias

Resumo

O presente trabalho pretende discutir o processo de comunicação, informação e educação permanente dos profissionais da saúde e da comunidade visando a contribuir para uma maior integração das ações de prevenção e de controle de doenças. Discute as modificações observadas no Brasil, na organização dos movimentos sociais e suas relações com os serviços de saúde, e como esta mudança tem sido um desafio para a criação de novas práticas educacionais na área da saúde. Apresenta as diferentes etapas que devem ser seguidas no planejamento, desenvolvimento e avaliação de um projeto educativo voltado para a promoção de ações educativas para os profissionais da saúde e a comunidade: a definição da população-alvo, a construção dos materiais educativos, o teste dos materiais produzidos, a utilização dos materiais, a escolha da metodologia de ensino. o treinamento dos multiplicadores e a avaliação.

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Publicado

2022-09-27

Como Citar

1.
Andrade V, Coelho MASM. O processo educacional na promoção de ações comunitárias em Saúde. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 27º de setembro de 2022 [citado 23º de dezembro de 2024];43(1):57-63. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/2836

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL