Potencialidade de um registro hospitalar de câncer como fonte de informação

Autores

  • Marise Souto Rebelo Serviço de Registro de Base Hospitalar. Instituto Nacional de Câncer (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil
  • Paulo Antonio de Paiva Rebelo Serviço de Registro de Base Hospitalar. Instituto Nacional de Câncer (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.1993v39n4.3046

Palavras-chave:

Registros Hospitalares/normas, Serviço Hospitalar de Oncologia

Resumo

Os registros hospitalares de câncer são implantados nos hospitais e serviços de oncologia com o objetivo de coletar de forma sistemática informações a respeito do diagnóstico, tratamento e evolução dos pacientes portadores de neoplasia maligna atendidos na instituição. Os registros hospitalares de câncer depois de alguns anos de funcionamento, passam a dispor de importante acervo, constituído por um número significativo de dados, que poderão ser utilizados como subsídio ao processo de tomada de decisão gerencial; ao planejamento institucional; à avaliação da assistência médico-hospitalar; e à elaboração de trabalhos científicos. Os autores demonstram a possibilidade de uso dos dados do registro de câncer por vários grupamentos profissionais do hospital e consideram relevante que os hospitais de câncer e os serviços especializados no atendimento ao paciente portador de patologia neoplásica maligna disponham de registros hospitalares. Que seja apoiada a continuidade operacional dos registros já existentes e que recebam incentivo aqueles em implantação ou ainda em projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIACIÓN ESPAOLA CONTRA EL CÁNCER – Manual básico para la elaboración de un registro de tumores hospitalario. Gerona-España.

MINISTERIO DA SAUDE/INSTITUTO NACIONAL DE CANCER - Câncer no Brasil - Dados dos Registros de Base Populacional. Rio de Janeiro 1991.

MINISTÉRIO DA SAÚDE/INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Manual de procedimentos do Registro Hospitalar de Câncer do INCa. Rio de Janeiro. (Edição revisada), 1991.

IARC - Internacional Agency for Research on Cancer - Publicação Científica n221. Câncer Registration and its Techniques. Lyon, 1978.

IARC - Internacional Agency for Research on Cancer - Publicação Científica ng 66. The Role of Registry in Câncer Control. Lyon, 1985.

IARC - Internacional Agency for Research on Cancer - Publicação Científica n295. Câncer Registration Principies and Methods Lyon, 1991.

REBELO PAP et al. Registro hospitalar de câncer: manual de instruções. DNDCD, Ministério da Saúde, 1987.

ZEFERINO LC, COELHO FRG. Registro Hospitalar de Câncer. Acta Oncológica Brasileira. Vol. 12, ng 2, agosto, 1992: 68-72.

WORLD BANK. Brazil: The new challenge of adult health. (A world bank country study). Washington, DC. 1991: 134p.

MINISTERIO DA SAUDE. Câncer no Brasil -Amagnitudedo problema - Medidas de controle. Rio de Janeiro, 1990.

MINISTERIO DA SAUDE/UFRJ - Controle do câncer - Uma proposta de integração ensino-escola. Rio de Janeiro, 1990.

Downloads

Publicado

2023-06-16

Como Citar

1.
Rebelo MS, Rebelo PA de P. Potencialidade de um registro hospitalar de câncer como fonte de informação. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 16º de junho de 2023 [citado 26º de dezembro de 2024];39(4):197-200. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3046

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL