Abordagem Educativa ao Paciente Oncológico: Estratégias para Orientação acerca do Tratamento Quimioterápico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2019v65n1.305

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Educação em Saúde, Enfermagem Oncológica

Resumo

Introdução: O câncer é consequência de falhas nos mecanismos de controle do ciclo celular. É uma doença genética multifatorial, que pode ser tratada de inúmeras maneiras. A quimioterapia tem sido a forma mais comum de tratamento, entretanto, age de forma indiscriminada em todas as células, causando efeitos adversos. Dessa forma, a enfermagem tem papel fundamental na educação e orientação desses pacientes, bem como em tornar esse indivíduo protagonista de seu tratamento. Objetivo: Propor um modelo de orientação ao paciente oncológico acerca do tratamento quimioterápico, por meio de um informativo impresso e da criação do “diário do paciente”. Método: Trata-se de um recorte de uma pesquisa exploratória, do tipo pesquisa-ação, realizado a partir da identificação das necessidades do ambulatório de quimioterapia adulto de um hospital de ensino, referência em oncologia. Resultados: Após a identificação das necessidades da unidade, e de reuniões com as enfermeiras do serviço, foi criado um novo fluxo de trabalho, um informativo com orientações sobre os efeitos adversos relacionados ao tratamento e o “diário do paciente”, a fim de envolver o indivíduo no seu tratamento. Conclusão: A proposta e a elaboração dos instrumentos foram estratégias de grande relevância na educação em saúde ao paciente, uma vez que auxiliam e instrumentalizam o profissional nesse processo e possibilitam que o paciente participe ativamente de seu tratamento.

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Publicado

2019-06-19

Como Citar

1.
Silva LCA da, Signor AC, Pilati ACL, Dalfollo BR, Oliveira DR. Abordagem Educativa ao Paciente Oncológico: Estratégias para Orientação acerca do Tratamento Quimioterápico. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 19º de junho de 2019 [citado 28º de março de 2024];65(1):e-06305. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/305

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL