Experiência no Estado de São Paulo no controle do câncer do colo uterino: cobertura populacional, faixa etária e periodicidade

Autores

  • L. O. Zeferino Fundação Oncocentro de São Paulo. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. São Paulo (SP), Brasil
  • C. Reis Junior Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. São Paulo (SP), Brasil

Palavras-chave:

Neoplasias do Colo do Útero/epidemiologia, Demografia, Inquéritos Epidemiológicos

Resumo

A faixa etária de mulheres que devem se submeter à prevenção do câncer do colo uterino e a periodicidade dos controles são dois pontos importantes deste programa e que precisam ser mais consistentemente definidos. Todavia, o aspecto decisivo para reduzirmos efetivamente a morbidade e a mortalidade por câncer do colo uterino é a necessidade de controle com alta cobertura populacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Wright, V.C. e outros. Age at beginning of coitus versus chronologic age as a basis for Papanicolaou smear screening: An analysis of 747 cases of preinvasive disease. Am J Obstet Gynecol 1984: 824-830.

La Vecchia, C. e outros. Sexual factors, venereal diseases, and the risk of intraephitelial and invasive cervical neoplasia. Cervical Neoplasia 1986: 935-941.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

1.
Zeferino LO, Reis Junior C. Experiência no Estado de São Paulo no controle do câncer do colo uterino: cobertura populacional, faixa etária e periodicidade. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de julho de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];35(1/2):14-6. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/3133

Edição

Seção

PALESTRAS e CURSOS