O Discurso e a Prática nas Políticas Atuais de Saúde

Autores

  • Maria Clara Pinto Rillos Ministério da Saúde. Brasília (DF), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.1983v29n3.4313

Palavras-chave:

Política de Saúde/tendências, Administração de Serviços de Saúde, Medicina Preventiva, Medicina Clínica

Resumo

O tema escolhido para este trabalho é de tal maneira rico que permite abordagens várias: estrutural, conjuntural, histórica, política etc. Partindo do princípio de que, embora tentador, seria transformar num verdadeiro tratado analisar a evolução histórica dos órgãos envolvidos em saúde pública, como também dos planos e políticas tentados e malogrados, optamos pela abordagem estruturalista e conjuntural, na expectativa de evidenciar as causas e as condições determinantes das atuais práticas e tendências das políticas de saúde, assim como os fatores inibidores que transformam muitas vezes programas muito bem elaborados no chamado "lixo técnico". Existe ainda implícita nestas páginas a intenção de reverter, apesar de tudo, o ceticismo vigente entre os profissionais de saúde, não perdendo o senso crítico, mas apregoando uma postura de constante inconformismo diante das distorções verificadas, assumindo a responsabilidade de tentar, sempre modificar o que for possível, buscando a viabilidade política para as questões técnicas. Nas citações iniciais selecionamos as questões consideradas básicas, que analisaremos detalhadamente: a) o problema estrutural; b) a dicotomia: medicina preventiva; medicina curativa e a atual conjuntura; c) a privatização da medicina; d) perspectivas. Não abordaremos as questões sócio-econômicas condicionantes do estado da população como um todo, em virtude de ser tema exaustivamente conhecido e debatido por todos os que se interessam por saúde pública, comparecendo aqui apenas como o fator potencializador de todas as dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GUIMARÃES, REINALDO, In: Saúde e Medicina no Brasil, organizado por REINALDO GUIMARÃES, Edições Graal, Rio de Janeiro, 1978.

MELLO, CARLOS GENTILE, In: O Sistema de Saúde em Crise, Coleção Saúde em Debate, Editora Cebes-Hucitec, São Paulo, 1981.

LANDMANN, JAYME, In: Política Nacional de Saúde, Editora Cultura Médica, Rio de Janeiro, 1980.

CONASP, Plano de Reorientação da Assistência á Saúde no Âmbito da Previdência Social, Rio de Janeiro, 1982.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

1.
Rillos MCP. O Discurso e a Prática nas Políticas Atuais de Saúde. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 10º de agosto de 2023 [citado 23º de dezembro de 2024];29(3):44-9. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/4313

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL