Uso de Prebióticos, Probióticos e Simbióticos nos Pré e Pós-Operatórios do Câncer Colorretal: uma Revisão

Autores

  • Fernanda Fernandes Machado Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP). Hospital Moinhos de Vento (HMV). Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Rosmeri Kuhmmer Lazzaretti Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP). Hospital Moinhos de Vento (HMV). Porto Alegre (RS), Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Aline Kirjner Poziomyck Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP). Hospital Moinhos de Vento (HMV). Porto Alegre (RS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre (RS), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2014v60n4.463

Palavras-chave:

Neoplasias Colorretais, Prebióticos;, Probióticos/uso terapêutico, Simbióticos, Cuidados Pré-Operatórios, Cuidados Pós-Operatórios

Resumo

Introdução: No Brasil, o câncer colorretal e a segunda causa de morte mais comum entre mulheres e a terceira mais prevalente em homens. Objetivo: Revisar o uso de prebióticos, probióticos e simbióticos e suas implicações nas fases de pre e pós-operatórios no paciente com cancer colorretal. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica de artigos publicados entre 2008 e 2013, com busca nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO , de fevereiro a maio de 2014, com os descritores: "prebióticos", "probióticos", "câncer colorretal" e "cuidado pré-operatório". Resultados: Foram encontrados sete artigos dentro dos critérios de inclusão da pesquisa. As variedades de lactobacilos ilustradas nos estudos mantiveram diferenças, no tipo, concentração e modelo de intervenção abordados. Contudo, constatou-se que o uso intervencional de probióticos, isolados ou em associação com fibras prebióticas, foi benéfico nos pacientes que fizeram seu uso, tanto nos períodos pré-operatórios como pós-cirúrgicos. Os principais achados foram: melhoria da qualidade de vida, de exames laboratoriais e no padrão de defesa imunológica. Em contrapartida, houve menor translocação bacteriana e diminuição de bactérias enteropatogênicas, frente a utilização de simbióticos em substituição aos mecanismos convencionais de preparação cirúrgica. Conclusão: Destaca-se a necessidade de mais estudos prospectivos capazes de fornecer dados mais completos e bem delineados, com cepas e quantidades específicas, a fim de proporcionar resultados mais conclusivos sobre os reais benefícios desse tipo de suplementação em pacientes oncológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

1.
Fernandes Machado F, Kuhmmer Lazzaretti R, Kirjner Poziomyck A. Uso de Prebióticos, Probióticos e Simbióticos nos Pré e Pós-Operatórios do Câncer Colorretal: uma Revisão. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2014 [citado 24º de abril de 2024];60(4):363-70. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/463

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA