A Informação sobre a Ocupação do Paciente nos Registros Hospitalares de Câncer no Brasil

Autores

  • Paulo Antonio de Paiva Rebelo Hospital do Câncer I do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (HCI/INCA/MS). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2014v60n3.470

Palavras-chave:

Neoplasias/etiologia, Exposição Ocupacional, Estudo Observacional, Registros Hospitalares

Resumo

Introdução: A associação entre a ocorrência de casos de câncer e a exposição ocupacional e conhecida ha vários séculos. Apesar disto, a informação sobre o local e condições de trabalho e escassa nos prontuários de saúde. Objetivo: Avaliar a existência, frequência e qualidade da informação sobre a ocupação do paciente com neoplasia maligna, a partir dos dados coletados pelos Registros Hospitalares de Câncer. Método: Foi realizado estudo observacional e descritivo, a partir dos 1.138.951 casos da base de dados do IntegradorRHC, do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), diagnosticados de 1998 a 2011, dos quais foram excluídos os casos sem informação, restando 575.333 casos (50,5%). Foram selecionadas topografias específicas, e avaliada a frequência das ocupações em cada uma delas. Resultados: Os dados evidenciaram preponderância de algumas ocupações e distribuição não uniforme nas diferentes topografias selecionadas, sugerindo que a distribuição das ocupações varia em função da topografia do tumor. Conclusão: Em funcao da limitação dos dados, fica evidente a necessidade de motivar o profissional de saúde para coletar a informação de modo adequado e da realização de novos estudos com ajuste pela distribuição das ocupações na população geral e controlando vieses que podem ter interferido na frequencia relativa do numero de casos da base de dados dos Registros Hospitalares de Câncer.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

1.
de Paiva Rebelo PA. A Informação sobre a Ocupação do Paciente nos Registros Hospitalares de Câncer no Brasil. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 25º de abril de 2024];60(3):239-45. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/470

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL