Tecnologia Cuidativo-Educacional para Pacientes Oncológicos Pediátricos: “Super Ação” em Quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2024v70n4.4718Palavras-chave:
Criança Hospitalizada/psicologia, Neoplasias/psicologia, Terapêutica/psicologia, Tecnologia Educacional/métodos, Revista em QuadrinhosResumo
Introdução: A hospitalização e a descoberta do câncer caracterizam-se como situações de estresse para a criança e sua família, de modo que a busca pelo tratamento altera rapidamente a vida cotidiana e suas perspectivas de futuro. Nesse contexto, nota-se a importância da intervenção para a valorização da saúde mental, física e da qualidade de vida da criança e sua família. Objetivo: Elaborar uma tecnologia
cuidativo-educacional (TCE) em formato de história em quadrinhos voltada para pacientes pediátricos em tratamento oncológico por meio de uma revisão integrativa da literatura. Método: Estudo metodológico de duas fases: (1) Revisão integrativa da literatura com os descritores: “Neoplasias”, “Terapêutica” e “Criança Hospitalizada”. Admitiram-se os artigos completos dos últimos oito anos em português. (2) Elaboração da história em quadrinhos. Resultados: Os resultados obtidos nos dez artigos incluídos foram categorizados em: princípios gerais da quimioterapia, efeitos colaterais mais prevalentes em pacientes oncológicos pediátricos e cuidados físicos e mentais desses pacientes. A TCE foi elaborada em duas partes: A primeira conta a história propriamente dita do “Super Ação”, o herói que luta contra o câncer, envolvendo, de forma lúdica, os principais aspectos da doença, da quimioterapia e dos seus efeitos colaterais. Na segunda, houve a exposição dos principais cuidados que devem ser priorizados à criança. Conclusão: A TCE elaborada é uma intervenção na qualidade de vida do paciente oncológico pediátrico em quimioterapia mediante o melhor entendimento da doença, seus efeitos colaterais e da adesão ao tratamento, com a valorização do suporte familiar-multiprofissional e da autoimagem como herói de sua saúde..
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