Tecnologia Cuidativo-Educacional para Pacientes Oncológicos Pediátricos: “Super Ação” em Quadrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2024v70n4.4718

Palavras-chave:

Criança Hospitalizada/psicologia, Neoplasias/psicologia, Terapêutica/psicologia, Tecnologia Educacional/métodos, Revista em Quadrinhos

Resumo

Introdução: A hospitalização e a descoberta do câncer caracterizam-se como situações de estresse para a criança e sua família, de modo que a busca pelo tratamento altera rapidamente a vida cotidiana e suas perspectivas de futuro. Nesse contexto, nota-se a importância da intervenção para a valorização da saúde mental, física e da qualidade de vida da criança e sua família. Objetivo: Elaborar uma tecnologia
cuidativo-educacional (TCE) em formato de história em quadrinhos voltada para pacientes pediátricos em tratamento oncológico por meio de uma revisão integrativa da literatura. Método: Estudo metodológico de duas fases: (1) Revisão integrativa da literatura com os descritores: “Neoplasias”, “Terapêutica” e “Criança Hospitalizada”. Admitiram-se os artigos completos dos últimos oito anos em português. (2) Elaboração da história em quadrinhos. Resultados: Os resultados obtidos nos dez artigos incluídos foram categorizados em: princípios gerais da quimioterapia, efeitos colaterais mais prevalentes em pacientes oncológicos pediátricos e cuidados físicos e mentais desses pacientes. A TCE foi elaborada em duas partes: A primeira conta a história propriamente dita do “Super Ação”, o herói que luta contra o câncer, envolvendo, de forma lúdica, os principais aspectos da doença, da quimioterapia e dos seus efeitos colaterais. Na segunda, houve a exposição dos principais cuidados que devem ser priorizados à criança. Conclusão: A TCE elaborada é uma intervenção na qualidade de vida do paciente oncológico pediátrico em quimioterapia mediante o melhor entendimento da doença, seus efeitos colaterais e da adesão ao tratamento, com a valorização do suporte familiar-multiprofissional e da autoimagem como herói de sua saúde..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva. ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer. 6 ed. rev. atual. Rio de Janeiro: INCA; 2023.

Silva GA, Jardim BC, Ferreira VM, et al. Mortalidade por câncer nas capitais e no interior do Brasil: uma análise de quatro décadas. Rev Saude Publica. 2020;54:126. doi: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054002255 DOI: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054002255

Silva PLN, Martins FGS, Freire JD, et al. Perspectivas de familiares de crianças e adolescentes em tratamento oncológico quanto à assistência multiprofissional. J Health NPEPS. 2020;5(2):60-74. doi: https://doi.org/10.30681/252610104296 DOI: https://doi.org/10.30681/252610104296

Vieira RFC, Espírito Santo FH, Lima FFS. Vivência familiar da criança hospitalizada com câncer. Rev Enferm Centro-Oeste Mineiro. 2020;10:e3546. doi: https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.3546 DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.3546

Costa TF, Ceolim MF. A enfermagem nos cuidados paliativos à criança e adolescente com câncer: revisão integrativa da literatura. Rev Gaúcha Enferm. 2010;31(4):776-84. doi: https://doi.org/10.1590/S1983-14472010000400023 DOI: https://doi.org/10.1590/S1983-14472010000400023

Luz GVC, Silva AA. Diagnósticos e assistência do enfermeiro em oncologia pediátrica. CCFEU. 2022;(2):e20224744. doi: https://doi.org/10.20396/ccfenf220224744 DOI: https://doi.org/10.20396/ccfenf220224744

Kohlsdorf M, Costa Junior AL. Estratégias de enfrentamento de pais de crianças em tratamento de câncer. Estud psicol (Campinas). 2018;25(3):417-29. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2008000300010 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2008000300010

Teixeira E, Mota VMSSM. Tecnologias educacionais em foco. 1 ed. São Caetano do Sul: Difusão; 2011.

Silva FS, Santos LC, Pinto IMBS, et al. Tecnologias educacionais: um estudo prospectivo. Cad Prospecç. 2019;12(1):178. doi: https://doi.org/10.9771/cp.v12i1.27246 DOI: https://doi.org/10.9771/cp.v12i1.27246

Souza ACC, Moreira TMM, Borges JWP. Tecnologias educacionais desenvolvidas para promoção da saúde cardiovascular em adultos: revisão integrativa. Rev esc Enferm. 2020;48(5):944-951. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000500002320

Nascimento MHM, Teixeira E. Tecnologia educacional para mediar o acolhimento de “familiares cangurus” em unidade neonatal. Rev Bras Enferm. 2018;71(suppl 3):1370-7. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0156 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0156

Barbosa EMG. Educational technologies to encourage (self ) care in postpartum women. Rev Bras Enferm. 2016;69(3):582-90. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-01566

Prado CC, Sousa Junior CE, Pires ML. Histórias em quadrinhos: uma ferramenta para a educação e promoção da saúde. RECIIS. 2017;11(2):1-12. doi: https://doi.org/10.29397/reciis.v11i2.1238 DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v11i2.1238

Salbego C. Tecnologias cuidativo-educacionais: um conceito emergente da práxis de enfermeiros em contexto hospitalar. Rev Bras Enferm. 2018;71:2666-74. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0753 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0753

Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 7 ed. Porto Alegre: Artmed; 2011.

Matos PC. Tipos de revisão de literatura. Botucatu: UNESP; 2015.

Soares CB, Hoga LAK, Peduzzi M, et al. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(2):335-45. doi: https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400002000020 DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400002000020

Sousa MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010;8(1):102-6. doi: https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134 DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto e contexto enferm. 2018;17(4):758-64. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018

Davies KS. Formulating the evidence based practice questions: a review of the frameworks. Evid Based Libr Inf Pract. 2011;6(2):75-80. DOI: https://doi.org/10.18438/B8WS5N.

Santos J. Interfaces para dispositivos móveis [dissertação de mestrado]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2013.

Kawamoto EM, Campos LML. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do ensino fundamental. Cienc Educ (Bauru). 2014;20(1):147-58. doi: https://doi.org/10.1590/1516-731320140010009 DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320140010009

Canva [Internet]. Sydney: Canva Pty Ltd; [2012]. [acesso 2024 nov 11]. Disponível em: https://www.canva.com DOI: https://doi.org/10.3917/rfeap.015.0011

Adobe Photoshop [software]. versão 24.7.5. San Jose: Adobe Systems Incorporated; 2024. [acesso 2024 nov 11]. Disponível em: https://www.adobe.com/products/photoshop.html

Microsoft PowerPoint [software]. Washington, DC: Microsoft Corporation; 2024. [acesso 2024 nov 11]. Disponível em: https://www.microsoft.com/en-us/microsoft-365/powerpoint

Paint Tool SAI [software]. Versão1.2.5. Tokyo: Systemax Software; 2024. [acesso 2024 nov 11]. Disponível em: https://www.systemax.jp/en/sai/

Page MJ, Moher D, Bossuyt PM, et al. Prisma 2020 explanation and elaboration: updated guidance and exemplars for reporting systematic reviews. BMJ. 2021;372:n160. doi: https://doi.org/10.1136/bmj.n160 DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.n160

Caldas EA, Dias RS. Medicações ototóxicas utilizadas no tratamento oncológico pediátrico: uma revisão sistemática. Audiol Commun Res. 2018;23:e2007. doi: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2007 DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2007

Costa TB, Frantzeski MH, Nascimento DM, da et al. Avaliação da força de preensão palmar e qualidade de vida de crianças com câncer submetidas à quimioterapia com vincristina. Rev Bras Cancerol. 2018;64(325):319-25. doi: https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2018v64n3.29 DOI: https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2018v64n3.29

Freguglia IO, Tolocka RE. Atividade física e tratamento de câncer em crianças. Rev Med Minas Gerais. 2015;25(Supl6):S28-35. doi: http://dx.doi.org/10.5935/2238-3182.20180053 DOI: https://doi.org/10.5935/2238-3182.20150094

Gomes RA, Coelho ACO, Moura DCA, et al. Avaliação da qualidade de vida de pacientes com doença oncohematológica em quimioterapia. Rev Enferm UFPE Online. 2018;12(5):1200-6. doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i5a231413p1200-1205-2018 DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i5a231413p1200-1205-2018

Lopes VJ, Shmeil MAH. Avaliação de orientações geradas por sistema computacional a acompanhantes de pacientes pediátricos submetidos à quimioterapia. Rev Gaucha Enferm. 2016;37(SPE). doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.esp.67407 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.esp.67407

Morais GSN, Costa SFG, França JRS, et al. Experiência existencial de crianças em tratamento quimioterápico sobre a importância do brincar. Rev Rede Enferm Nordeste. 2018;19:e3359. doi: https://doi.org/10.15253/2175-6783.2018193359 DOI: https://doi.org/10.15253/2175-6783.2018193359

Nascimento ASM, Nobre IC, Lima MFS, et al. Câncer infantojuvenil: perfil dos pacientes atendidos na unidade de alta complexidade em oncologia (Unacon) em Rio Branco-Acre, Brasil, no ano de 2017. Arq Cienc Saude UNIPAR. 2020;24(1):35-9. https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i1.2020.6898 DOI: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i1.2020.6898

Oliveira SMC, Evangelista VS, Silva YMGP. Cuidados paliativos: prevalência de fadiga em pacientes pediátricos. Rev Soc Bras Clin Med. 2017;15(4):240-5.

Silva SO, Araújo TAC, Araújo NM, et al Semantic validation of educational technology with caregivers of children and adolescents undergoing chemotherapy. Rev Bras Enferm. 2022;75(5):e20220294. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0294 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0294pt

Sueiro IM, Góes FGB, Silva LF, et al. Cuidados de enfermagem da alimentação de crianças em quimioterapia: contribuições de Collière. Rev Pesqui Cuid Fundam(Online). 2019;11:351-7. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.351-357

Publicado

2024-12-24

Como Citar

1.
Barbosa DG, Ramos W dos S, Oliveira da Costa D, Branco LL, Corrêa ACC, Neder PRB, Teixeira E. Tecnologia Cuidativo-Educacional para Pacientes Oncológicos Pediátricos: “Super Ação” em Quadrinhos. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 24º de dezembro de 2024 [citado 20º de janeiro de 2025];70(4):e-124718. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/4718

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA