Interdisciplinaridade e Integralidade: a Abordagem do Assistente Social e do Enfermeiro no INCA

Autores

  • Luciana da Silva Alcantara Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Ana Celina Alves Muniz de Oliveira Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Maria Teresa dos Santos Guedes Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Maria Cristina Marques dos Santos Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Durval Raimundo Diniz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Enedina Soares Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2014v60n2.475

Palavras-chave:

Serviço Social, Enfermagem Oncológica, Assistência Ambulatorial, Neoplasias Laríngeas, Integralidade em Saúde, Relações Interprofissionais

Resumo

Introdução: Com base na filosofia de Clínica Ampliada, os assistentes sociais e a equipe de Enfermagem do ambulatório da Seção de Cirurgia de Cabeça e Pescoço desenvolvem atividades conjuntas, sistematizando informações e ações que se complementam, visando à integralidade no atendimento aos pacientes com neoplasias de laringe. Objetivos: Demonstrar a importância da concepção de Clínica Ampliada no processo saúde-doença, a partir da experiência do assistente social e da Enfermagem com esses pacientes; analisar as ações que viabilizem acesso dos usuários à assistência de saúde e aos direitos sociais, previdenciários e trabalhistas; e descrever o resultado das intervenções realizadas. Método: Estudo seccional utilizando dados secundários de portadores de neoplasia laríngea, com análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: Analisaram-se 153 casos, a maioria masculina, idade entre 46 e 65 anos, brancos, casados, educação fundamental, moradores fora do Rio, tabagistas, etilistas, estágio avançado, tratados com radioterapia exclusiva ou cirurgia com radioterapia, maioria de provedores da família, com vínculo previdenciário autônomo e renda familiar até dois salários mínimos. Ações de Enfermagem totalizaram 19.455. Idade e irradiação foram significativas para os cuidados. Conclusão: Demonstrou-se a importância da Clínica Ampliada para produção do cuidado integral centrada nos clientes, exercendo a interdisciplinaridade um papel fundamental no acionamento de estratégias para lidar com os efeitos causados pela doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

1.
da Silva Alcantara L, Alves Muniz de Oliveira AC, dos Santos Guedes MT, Marques dos Santos MC, Diniz DR, Soares E. Interdisciplinaridade e Integralidade: a Abordagem do Assistente Social e do Enfermeiro no INCA. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 5º de maio de 2024];60(2):109-18. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/475

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL