Associação entre Dinamometria Manual, Estado Nutricional e Complicações Pós-Operatórias em Pacientes Oncológicos

Autores

  • Vanessa Regina Limberger Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas (RS), Brasil.
  • Carla Alberici Pastore Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Pelotas (RS), Brasil. Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas (RS), Brasil.
  • Renata Torres Abib Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre (RS), Brasil. Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas (RS), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2014v60n2.479

Palavras-chave:

Dinamômetro de Força Muscular, Força da Mão, Avaliação Nutricional, Pacientes Internados, Neoplasias, Estudo Observacional

Resumo

Introdução: A dinamometria manual é um método de avaliação nutricional e marcador de prognóstico em pacientes oncológicos pré-cirúrgicos. Objetivos: Avaliar a associação entre dinamometria manual, perfil sociodemográfico e clínico, e desfecho da internação de pacientes submetidos à cirurgia em um hospital público do Sul do Brasil. Método: Estudo longitudinal observacional, realizado no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, entre maio e novembro de 2013, com pacientes portadores de câncer submetidos à primeira cirurgia oncológica. O estado nutricional foi avaliado através do Índice de Massa Corporal e da Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente, a força do aperto de mão foi aferida por meio de dinamometria manual e as complicações foram identificadas em prontuário dos pacientes no decorrer da internação. Resultados: Foram avaliados 23 pacientes, sendo 52,2% do sexo masculino, com 47,8% da amostra apresentando câncer de cólon e reto. Foi encontrada associação entre a força do aperto de mão e o estado nutricional segundo Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente conforme as categorias: bem nutrido, risco de desnutrição e desnutrição severa e pontuação obtida, assim como a Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente associou-se com a localização tumoral. As complicações pós-operatórias ocorreram em 21,7% dos pacientes; porém sem associação estatística com a força do aperto de mão. Conclusão: A dinamometria manual associou-se com estado nutricional segundo Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente, diminuindo conforme a sua piora; porém não esteve associada a complicações pós-operatórias, tempo de interna..o ou mortalidade nessa amostra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

1.
Regina Limberger V, Alberici Pastore C, Torres Abib R. Associação entre Dinamometria Manual, Estado Nutricional e Complicações Pós-Operatórias em Pacientes Oncológicos. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 19º de abril de 2024];60(2):135-41. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/479

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL