Influência do Gênero e do Tipo de Tratamento nos Parâmetros Nutricionais de Idosos em Oncologia

Autores

  • Carolina Araújo dos Santos Universidade Federal de Viçosa. Viçosa (MG), Brasil.
  • Andréia Queiroz Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte (MG), Brasil. Universidade Federal de Viçosa. Viçosa (MG), Brasil.
  • Carla de Oliveira Barbosa Rosa Universidade Federal de Viçosa. Viçosa (MG), Brasil.
  • Rita de Cássia Lanes Ribeiro Universidade Federal de Viçosa. Viçosa (MG), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2014v60n2.483

Palavras-chave:

Idoso, Neoplasias, Perfil de Saúde, Antropometria, Gênero e Saúde, Estudos Transversais

Resumo

Introdução: A avaliação dos fatores que exercem influência nos parâmetros nutricionais é um importante aspecto a ser considerado em indivíduos com câncer. Objetivo: Analisar o perfil clínico, sociodemográfico e nutricional de idosos em tratamento oncológico, com ênfase nas diferenças nos indicadores nutricionais relacionados ao tipo de tratamento e ao gênero. Método: Estudo transversal com 96 idosos em tratamento oncológico, que incluiu a aplicação de um questionário sociodemográfico e de saúde, avaliação do estado nutricional pela Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente (ASG-PPP) e pelo índice de Massa Corporal (IMC), avaliação do consumo alimentar e aferição de medidas antropométricas. Resultados: A amostra apresentou idade média de 70,6 anos e predomínio da doença em estágio avançado. A ASG-PPP identificou desnutrição moderada ou grave em 43,8% dos avaliados. Segundo o IMC, 29,1% estavam com baixo peso e 35,4% com excesso de peso. Idosos em quimioterapia, quando comparados aos em hormonioterapia, apresentaram valores inferiores para a quase totalidade parâmetros antropométricos e maior pontua..o na ASG-PPP. Foram identificados valores de medidas antropométricas inferiores no gênero masculino, independente do tipo de tratamento. Conclusão: O tipo de tratamento e o gênero parecem exercer influência nas medidas antropométricas, sugerindo-se, em idosos, maior depleção nutricional no tratamento por quimioterapia, especialmente entre os homens. O excesso de peso foi observado na mesma frequência que a eutrofia e esteve igualmente distribuído entre os tipos de tratamento. A identificação de desvios nutricionais é parte essencial na abordagem do paciente idoso com câncer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

1.
Araújo dos Santos C, Queiroz Ribeiro A, de Oliveira Barbosa Rosa C, Lanes Ribeiro R de C. Influência do Gênero e do Tipo de Tratamento nos Parâmetros Nutricionais de Idosos em Oncologia. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 28º de março de 2024];60(2):143-50. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/483

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL