Guia Beabá do Câncer: Validação de Livro Educativo para Crianças, Famílias e Profissionais de Saúde

Autores

  • Simone Lehwess Mozzilli Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem. São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9242-2889
  • Pedro Emílio Gomes Prates Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP). Ribeirão Preto (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4920-7649
  • Isadora Cardoso Salles Fila Pecenin Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem. São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0009-0003-7705-6870
  • Lucas Thiago Pereira da Silva Universidade de São Paulo (USP), Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem. São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5496-3652
  • Marina de Góes Salvetti Universidade de São Paulo (USP), Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica. São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4274-8709

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2024v70n4.4982

Palavras-chave:

Pediatria, Educação em Saúde, Materiais de Ensino, Cooperação e Adesão ao Tratamento, Saúde da Criança

Resumo

Introdução: O diagnóstico de câncer infantil gera medo, angústia e sofrimento para pacientes e suas famílias, impactando negativamente a comunicação e a adesão ao tratamento. Materiais educativos validados podem melhorar a compreensão e a participação ativa no cuidado. Objetivo: Validar o conteúdo do livro educativo “Guia Beabá do Câncer” sob a perspectiva de crianças, adolescentes, famílias e profissionais da saúde. Método: Estudo metodológico de validação de conteúdo utilizando o método Suitability Assessment of Materials (SAM) para avaliar a adequação do material em seis categorias (conteúdo, linguagem, ilustração, apresentação, motivação e adaptação cultural) e indicadores da experiência do usuário. Os dados foram coletados virtualmente, via Adobe Sign, e analisados no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), utilizando-se indicadores como clareza, vocabulário, atratividade e usabilidade. Resultados: Participaram do estudo 12 crianças e adolescentes, 20 familiares e 29 profissionais da saúde. O material foi validado com escores de 100% pelas crianças e adolescentes, 98,4% pelos familiares e 97,6% pelos profissionais de saúde, superando os escores mínimos de 40% e 60%, necessários para considerar o material adequado ou superior ao adequado. Foram feitas sugestões de melhorias nas áreas de clareza e vocabulário, especialmente para públicos com menor letramento em saúde. Conclusão: O “Guia Beabá do Câncer” foi validado como uma ferramenta adequada para a educação em saúde de crianças em tratamento oncológico e seus familiares. Estudos futuros são recomendados para avaliar o impacto do guia na prática clínica e na melhoria da adesão ao tratamento.

 

Downloads

Referências

Instituto Nacional do Câncer [Internet]. Rio de Janeiro: INCA; 2023. Câncer infanto-juvenil, 2022 jun 4. [acesso 2024 ago 29]. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/infantojuvenil

Mcharo SK, Bally J, Spurr S, et al. Exploring nursing presence as experienced by parents in pediatric oncology. J Pediatr Nurs. 2022;66(1):86-94. doi: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2022.05.021 DOI: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2022.05.021

Sisk BA, Friedrich AB, DuBois J, et al. Characteristics of uncertainty in advanced pediatric cancer conversations. Patient Educ Couns. 2021;104(5):1066-74. doi: https://doi.org/10.1016/j.pec.2020.10.006 DOI: https://doi.org/10.1016/j.pec.2020.10.006

Silva-Rodrigues FM, Vulczak VLS, Alencar CF, et al. Parents’ conceptions of their children’s oncological condition and their chemotherapeutic treatment. Rev Enferm UFSM. 2020;10(1):e33. doi: https://doi.org/10.5902/2179769235898 DOI: https://doi.org/10.5902/2179769235898

Coyne I, O’Mathúna DP, Gibson F, et al. Interventions for promoting participation in shared decision-making for children with cancer. Cochrane Database Syst Rev. 2016;29(11):CD008970. doi: https://doi.org/10.1002/14651858.CD008970.pub3 DOI: https://doi.org/10.1002/14651858.CD008970.pub3

Santos MR, Silva LTP, Araújo MM, et al. Ethical and moral conflicts in the nursing care of pediatric patients with cancer and their families. Cancer Nurs. 2023;46(4):314-20. doi: https://doi.org/10.1097/NCC.0000000000001113 DOI: https://doi.org/10.1097/NCC.0000000000001113

Juárez-Villegas LE, Altamirano-Bustamante MM, Zapata-Tarrés MM. Decision-making at end-of-life for children with cancer: a systematic review and meta-bioethical analysis. Front Oncol. 2021;15(11). doi: https://doi.org/10.3389%2Ffonc.2021.739092 DOI: https://doi.org/10.3389/fonc.2021.739092

Ilic A, Sievers Y, Roser K, et al. The information needs of relatives of childhood cancer patients and survivors: a systematic review of qualitative evidence. Patient Educ Couns. 2023;114:107840. doi: https://doi.org/10.1016/j.pec.2023.107840 DOI: https://doi.org/10.1016/j.pec.2023.107840

Mozzilli SL, Salvetti MG, Andrade VR, et al. Criação e desenvolvimento de aplicativo para crianças em tratamento oncológico: interdisciplinaridade e cocriação. BIS. 2020;21(1):97-103. doi: https://doi.org/10.52753/bis.v21i1.36732 DOI: https://doi.org/10.52753/bis.v21i1.36732

Almeida CR, Carvalho HMB, Silva CSG, et al. Validação de conteúdo da cartilha “conhecendo o tratamento quimioterápico” com crianças e adolescents. Rev Soc Bras Enferm Ped [Internet]. 2022 [acesso 2024 ago 29];22:eSOBEP2022006. Disponível em: https://journal.sobep.org.br/article/validacao-de-conteudo-da-cartilha-conhecendo-o-tratamento-quimioterapico-com-criancas-e-adolescentes/ DOI: https://doi.org/10.31508/1676-379320220006

Ogrinc G, Davies L, Goodman D, et al. SQUIRE 2.0 (Standards for QUality Improvement Reporting Excellence): revised publication guidelines from a detailed consensus process. BMJ Qual Saf. 2016;25:986-92. doi: https://doi.org/10.1136/bmjqs-2015-004411 DOI: https://doi.org/10.1136/bmjqs-2015-004411

Handcock MS, Gile KS. Comment: on the concept of snowball sampling. Sociol Methodol. 2011;41(1):367-71. doi: https://doi.org/10.1111/j.1467-9531.2011.01243.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9531.2011.01243.x

Typeform [Internet]. Barcelona: Typeform Enterprise;[sem data]. [acesso 2024 ago 25]. Disponível em: https://www.typeform.com/

Doak CC, Doak LG, Root JH. Teaching patients with low literacy skills. 2 ed. Philadelphia: Lippincott-Raven Company; 1996. 212 p. DOI: https://doi.org/10.1097/00000446-199612000-00022

Sousa CS, Turrini RNT, Poveda VB. Translation and adaptation of the instrument “suitability assessment of materials” (sam) into portuguese. Rev enferm UFPE on line. 2015;9(5):7854-61. doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i5a10534p7854-7861-2015 DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i5a10534p7854-7861-2015

Sik H. A study on UI/UX and understanding of computer major students. Int J Adv Smart Converg. 2017;6(4):26-32. doi: https://doi.org/10.7236/IJASC.2017.6.4.4

Balsanelli ACS, Grossi SAA, Herth KA. Cultural adaptation and validation of the herth hope index for portuguese language: study in patients with chronic illness. Texto contexto - enferm. 2010;19(4):754-61. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-07072010000400019 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072010000400019

SPSS®: Statistical Package for Social Science (SPSS)[Internet]. Versão 20.0. [Nova York]. International Business Machines Corporation. [acesso 2023 mar 9]. Disponível em: https://www.ibm.com/br-pt/spss?utm_content=SRCWW&p1=Search&p4=43700077515785492&p5=p&gclid=CjwKCAjwgZCoBhBnEiwAz35Rwiltb7s14pOSLocnooMOQh9qAL59IHVc9WP4ixhNTVMjenRp3-aEgxoCubsQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds

Conselho Nacional de Saúde (BR). Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 2013 jun 13 [acesso 2024 out dia]; Seção 1:59. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html

Silva SO, Duarte FHS, Dutra SVO, et al. Educational technologies for caregivers in the context of pediatric oncology hospital units: a scoping review. Texto contexto – enferm. 2023;32:e20220105. doi: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2022-0105en DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2022-0105pt

Vásquez L, Fuentes-Alabi S, Benitez-Majano S, et al. Collaboration for success: the Global Initiative for Childhood Cancer in Latin America. Rev Panam Salud Publica. 2023;47:e144. doi: https://doi.org/10.26633%2FRPSP.2023.144

Landier W, York JM, Wadhwa A, et al. A structured discharge education intervention for parents of newly diagnosed pediatric oncology patients. J Pediatr Hematol Oncol Nurs. 2023;40(3):145-57. doi: https://doi.org/10.1177/27527530221140058 DOI: https://doi.org/10.1177/27527530221140058

Machado GOC, Biancovilli P, Jurberg C. Voices about a stigma: cancer in the opinion of three different segments in brazilian society. J Cancer Educ. 2017;32(2). doi: https://doi.org/10.1007/s13187-015-0962-5 DOI: https://doi.org/10.1007/s13187-015-0962-5

Alves SAA, Silva KN, Machado MFAS, et al. Digital booklet on sustainable practices for promoting adolescent health. Ciênc saúde coletiva. 2023;28(8):2215-26. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232023288.07222023 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232023288.07222023

Majamanda MD, Chisoni F, Selemani A, et al. Paediatric oncology nursing education and training programmes: a scoping review protocol. BMJ Open. 2023;13(10):e070694. doi: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2022-070694 DOI: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2022-070694

Organização Mundial da Saúde. Carta da organização mundial de saúde [Internet]. Genebra: OMS; 1946.[acesso 2024 ago 29]. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5733496/mod_resource/content/0/Constitui%C3%A7%C3%A3o%20da%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial%20da%20Sa%C3%BAde%20%28WHO%29%20-%201946%20-%20OMS.pdf

Sullivan J, Tomlinson K. Children’s oncology group family handbook: new diagnosis guide [Internet]. Arlington: Children’s Oncology Group; 2018. [acesso 2024 nov 29]. Disponível em: https://childrensoncologygroup.org/cog-family-handbook

Rodgers CC, Laing CM, Herring RA, et al. Understanding effective delivery of patient and family education in pediatric oncology: a systematic review from the Children’s Oncology Group. J Pediatr Oncol Nurs. 2016;36(6). Disponível em: https://doi.org/10.1177/10434542166594 DOI: https://doi.org/10.1177/1043454216659449

Haugen M, Zupanec S, Landier W. Improving care through patient and family education in pediatric oncology. In: Hinds P, Linder L, editores. Pediatric oncology nursing. pediatric oncology. [sem local]: Springer; 2020. p. 95-106. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-25804-7_6 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-25804-7_6

Bryan G, Kelly P, Chesters H, et al. Access to and experience of education for children and adolescents with cancer: a scoping review protocol. Syst Rev. 2021;10(167):1-11. doi: https://doi.org/10.1186/s13643-021-01723-4 DOI: https://doi.org/10.1186/s13643-021-01723-4

Publicado

2025-01-24

Como Citar

1.
Mozzilli SL, Prates PEG, Pecenin ICSF, Silva LTP da, Salvetti M de G. Guia Beabá do Câncer: Validação de Livro Educativo para Crianças, Famílias e Profissionais de Saúde. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 24º de janeiro de 2025 [citado 1º de abril de 2025];70(4):e-204982. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/4982

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)