Descrição de Casos de Nefroblastoma Diagnosticados em um Laboratório de Anatomia Patológica da Cidade de São Paulo, Brasil.

Autores

  • Marcela Silva Menezes Universidade Nove de Julho (UNINOVE). São Paulo (SP), Brasil.
  • Fabio Daniel Molinari Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo (SP), Brasil.
  • João Victor Fornari Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo (SP), Brasil. Universidade Nove de Julho (UNINOVE). São Paulo (SP), Brasil.
  • Anderson Sena Barnabé Universidade de São Paulo(USP). São Paulo(SP), Brasil. Universidade Nove de Julho (UNINOVE). São Paulo (SP), Brasil.
  • Samanta Cordeiro Silva Universidade Gama Filho. São Paulo (SP), Brasil.
  • Amanda Lima Bezerra Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). São Paulo (SP), Brasil.
  • Roberto El Ibrahim Sociedade Brasileira de Patologia. São Paulo (SP), Brasil.
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo (SP), Brasil. Universidade Nove de Julho (UNINOVE). São Paulo (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n2.518

Palavras-chave:

Neoplasias Renais, Tumor de Wilms, Tumor de Wilms-diagnóstico, Tumor de Wilms-patologia, Criança

Resumo

Introdução: As neoplasias renais correspondem a 2% dos tumores malignos nos seres humanos. Entre os tumores renais de maior prevalência, o nefroblastoma, também conhecido como tumor de Wilms, e a neoplasia maligna sólida mais comum em crianças. Objetivo: Descrever 15 casos de nefroblastoma (tumor de Wilms) diagnosticados em um laboratório especializado em Anatomia Patológica, localizado na região central da cidade de Sao Paulo, no período de abril de 2003 a agosto de 2011. Método: Estudo descritivo, retrospectivo, no qual foram avaliados prontuários de pacientes que realizaram exames para diagnóstico de doenças renais. Foram levantados laudos de amostras renais obtidas por nefrectomia ou biópsia, diagnóstico anatomopatológico macro e microscópico, sexo e idade dos indivíduos acometidos, visando a caracterizar a população portadora de tumor de Wilms. Resultados: Em uma amostra de 2.277 pacientes, 15 tiveram seu diagnóstico positivo para nefroblastoma (tumor de Wilms), sendo a maior porcentagem, 67% dos casos, de indivíduos do sexo masculino. Em 46,67% dos casos, o tumor foi classificado com estadiamento I. Conclusão: Conhecer a populacao normalmente acometida pelo nefroblastoma pode contribuir para um diagnóstico precoce e, consequentemente, melhorar o prognóstico do indivíduo acometido.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

1.
Menezes MS, Molinari FD, Fornari JV, Barnabé AS, Silva SC, Bezerra AL, Ibrahim RE, Ferraz RRN. Descrição de Casos de Nefroblastoma Diagnosticados em um Laboratório de Anatomia Patológica da Cidade de São Paulo, Brasil. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de junho de 2013 [citado 3º de maio de 2024];59(2):185-91. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/518

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL