Excesso de Peso em Mulheres com Diagnóstico de Câncer de Mama em Hormonioterapia com Tamoxifeno

Autores

  • Érika Barbosa Lagares Universidade de Itaúna. Divinópolis (MG), Brasil.
  • Kelly de Freitas Santos Universidade de Itaúna. Divinópolis (MG), Brasil.
  • Raquel Cristina Mendes Universidade de Itaúna. Divinópolis (MG), Brasil. Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal.
  • Fabiane Aparecida Moreira Universidade de Itaúna. Divinópolis (MG), Brasil. Associação de Voluntários no Combate ao Câncer em Itaúna (AVACCI ). Minas Gerais (MG), Brasil.
  • Lucilene Rezende Anastácio Universidade de Itaúna. Divinópolis (MG), Brasil. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte(MG), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n2.525

Palavras-chave:

Neoplasias da Mama, Hormônios, Tamoxifeno, Ganho de Peso, Avaliação Nutricional

Resumo

Introdução: O ganho de peso excessivo é frequentemente relatado em pacientes com câncer de mama em hormonioterapia com tamoxifeno. Objetivos: Descrever a prevalência de excesso de peso em mulheres submetidas à hormonioterapia com tamoxifeno e fatores associados. Método: Trata-se de estudo descritivo e transversal realizado em mulheres com diagnóstico de câncer de mama submetidas à hormonioterapia com tamoxifeno. Foram coletadas informações referentes ao estado nutricional usando parâmetros antropométricos como Índice de Massa Corporal (IMC), circunferência da cintura e percentual de gordura corporal pela bioimpedanciometria. Características demográficas, socioeconômicas, estilo de vida e variáveis clínicas (peso, estatura, circunferência de cintura, dobras cutâneas e pressão arterial) e dietéticas (recordatório 24 horas) foram coletadas. Resultados: Foram avaliadas 24 pacientes na faixa etária de 36 a 73 anos, com tempo medio de uso do tamoxifeno de 16,6 meses (variando de 4 a 60 meses). Considerando-se a classificação de IMC, 52,4% (n=10) das pacientes foram diagnosticadas com sobrepeso, 45,8% (n=11) com obesidade e 1,8% (n=3) com eutrofia. Quanto ao percentual de gordura corporal, duas (8,3%) possuíam sobrepeso e 22 (91,7%), obesidade. Além disso, 87,5% (n=21) foram classificadas como tendo algum grau de obesidade abdominal. Conclusão: Houve predomínio de sobrepeso e obesidade nas mulheres em hormonioterapia com tamoxifeno avaliadas. Assim, as pacientes, principalmente aquelas que ja apresentam histórico de excesso de peso, devem receber orientações nutricionais, desde o início da hormonioterapia, que promovam a manutenção do peso saudável, e devem ser estimuladas a se engajar em programas de mudanças no estilo de vida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

1.
Lagares Érika B, Santos K de F, Mendes RC, Moreira FA, Anastácio LR. Excesso de Peso em Mulheres com Diagnóstico de Câncer de Mama em Hormonioterapia com Tamoxifeno. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28º de junho de 2013 [citado 27º de abril de 2024];59(2):201-10. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/525

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL