Desenvolvimento de uma Escala Lúdica de Letramento em Saúde Infantil Integrada a um Jogo Digital sobre Câncer Infantil
DOI:
https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2025v71n4.5327Palavras-chave:
Letramento em Saúde, Educação em Saúde, Tecnologia Educacional, Criança, Leucemia-Linfoma Linfoblástico de Células PrecursorasResumo
Introdução: O letramento em saúde capacita as crianças a compreenderem e utilizarem informações sobre saúde. A utilização de estratégias educativas adaptadas facilita a compreensão de conteúdos complexos de saúde e contribui para o enfrentamento de doenças. Objetivo: Apresentar o processo de desenvolvimento de uma escala lúdica de letramento em saúde infantil, integrada a um jogo digital voltado para crianças com diagnóstico de câncer, com foco em leucemia linfoide aguda. Método: Estudo metodológico conduzido entre novembro de 2024 e maio de 2025, composto por cinco etapas principais: definição teórica dos domínios da escala, adaptação da linguagem para o público infantil, integração dos elementos avaliativos na estrutura narrativa do jogo, elaboração do banco de perguntas e planejamento da validação. A escala foi inserida em um jogo digital educativo, estruturado em capítulos e minigames, com perguntas lúdicas ao final para avaliação dos domínios do letramento em saúde. Resultados: A escala foi construída com base em quatro domínios principais: (1) Conhecimento sobre o câncer; (2) Tratamento e efeitos colaterais; (3) Autocuidado e hábitos saudáveis; e (4) Emoções e suporte. Foram desenvolvidas 12 perguntas objetivas integradas ao jogo Piratas das Estrelas. A avaliação do letramento ocorre de forma interativa por meio da narrativa do jogo e das escolhas feitas pela criança ao longo da experiência. Conclusão: A construção da escala integrada a um jogo digital representa uma estratégia inovadora para promover e avaliar o letramento em saúde de crianças com câncer. A proposta visa contribuir para o cuidado mais humanizado, compreensível e participativo.
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Referências
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