Tendência de Mortalidade por Câncer do Colo do Útero no Estado de Goiás no Período de 1989 a 2009

Autores

  • Carla Kanizy Lopes de Souza Lobo Santana Acadêmica do Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia (GO), Brasil.
  • Suzana Raulina Ferreira de Rezende Acadêmica do Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia (GO), Brasil.
  • Edna Joana Claudio Manrique Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta do Departamento de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia (GO), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n1.536

Palavras-chave:

Neoplasias do Colo do Útero, Neoplasias do Colo do Útero-etiologia, Neoplasias do Colo do Útero-diagnóstico, Neoplasias do Colo do Útero-terapia, Neoplasias do Colo do Útero-prevenção e controle, Neoplasias do Colo do Útero-mortalidade

Resumo

Introdução: O câncer do colo do útero é um problema de saúde pública devido aos altos índices de morbimortalidade. Objetivo: Analisar a evolução da mortalidade por câncer do colo do útero em Goiás entre os anos de 1989 e 2009. Método: Estudo retrospectivo de série temporal. Os dados foram obtidos do Sistema de Informação sobre Mortalidade, pesquisados na base de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, e os da população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para a análise de tendência, foi utilizado o programa joinpoint. Resultados: Na faixa etária de 30 a 59 anos, as taxas são crescentes e evoluem acompanhando o envelhecimento. A análise de tendência para óbitos por câncer do colo do útero em mulheres dos 50 aos 59 anos de idade mostrou uma redução da mudança percentual anual a partir de 2004 e tendência de estabilidade para as outras faixas etárias. No Estado de Goiás, houve uma estabilização da mudança percentual anual para o primeiro período analisado, com posterior redução após a implantação do Programa Viva Mulher. Conclusão: Concluiu-se, neste estudo, que houve tendência de estabilidade da mortalidade por câncer do colo do útero ao longo da série analisada; porém, ao observar antes e após a implantação do Programa, houve uma diminuição da mudança percentual anual, com valores de p significativos, o que reflete certa eficiência das ações de prevenção, diagnóstico e tratamento impulsionadas em Goiás a partir Programa Viva Mulher.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-29

Como Citar

1.
Santana CKL de SL, Rezende SRF de, Manrique EJC. Tendência de Mortalidade por Câncer do Colo do Útero no Estado de Goiás no Período de 1989 a 2009. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de março de 2013 [citado 28º de abril de 2024];59(1):9-16. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/536

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)