Complicações Associadas ao Uso de Cateter totalmente Implantável em Crianças e Adolescentes

Autores

  • Lucrécia Ortolani Enfermeira Egressa do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Jundiaí (SP), Brasil.
  • Renata Cristina Gasparino Enfermeira. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Jundiaí e Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas. Campinas (SP), Brasil.
  • Maria Cristina Traldi Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Jundiaí (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n1.543

Palavras-chave:

Cateteres de Demora, Cateterismo Venoso Central, Infecção, Neoplasia, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Introdução: Os cateteres de longa permanência são recursos amplamente utilizados em terapias prolongadas devido ao conforto e à segurança que promovem. Entretanto, seu uso não isenta a ocorrência de complicações, entre as quais os processos infecciosos. Objetivo: Descrever as complicações associadas ao uso do cateter totalmente implantável do tipo Port o cath, em crianças e adolescentes em tratamento oncológico ou de doença hematológica. Método: Pesquisa documental e descritiva, realizada em prontuários de pacientes de um ambulatório especializado e em quatro hospitais de uma cidade do interior Paulista, nos anos de 2006 a 2010. A amostra foi constituída por 61 prontuários de crianças e adolescentes com idade entre 2 meses a 17 anos de idade. Realizada estatística descritiva das variáveis categóricas e medidas de posição das variáveis contínuas. Resultados: Verificou-se incidência de 13,1% de complicações relacionadas ao uso do Port o cath, sendo 6,6% para complicações precoces, e igual percentual para complicações tardias associadas a processos infecciosos. Três dos quatro cateteres retirados por infecção (75%) haviam sido implantados em pacientes com diagnóstico de leucemia. O tempo médio de permanência do cateter foi de 506,3 dias (23-1.335dias). Conclusão: A incidência de retiradas do cateter por infecção (6,6%) sugere a necessidade de adoção de protocolos para manipulação dos cateteres e investimentos em capacitação de pessoal como medidas voltadas à redução das complicações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-29

Como Citar

1.
Ortolani L, Gasparino RC, Traldi MC. Complicações Associadas ao Uso de Cateter totalmente Implantável em Crianças e Adolescentes. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de março de 2013 [citado 27º de abril de 2024];59(1):51-6. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/543

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL