Estado Nutricional e Qualidade de Vida de Pacientes em Tratamento Quimioterápico

Autores

  • Tayana Vago de Miranda Nutricionista. Residente de Oncologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Universidade Federal do Pará. Belém (PA), Brasil.
  • Fabiane Maria Garcia Neves Enfermeira. Residente de Oncologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Universidade Federal do Pará. Belém (PA), Brasil.
  • Gilvana Nazaré Ribeiro Costa Nutricionista. Residente de Oncologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Universidade Federal do Pará. Belém (PA), Brasil.
  • Maria Auxiliadora Menezes de Souza Nutricionista. Doutora em Neurociências e Biologia Celular. Docente da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará. Belém (PA), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n1.544

Palavras-chave:

Masculino, Feminino, Neoplasias, Quimioterapia, Estado Nutricional, Qualidade de Vida

Resumo

Introdução: O estado nutricional no paciente oncológico sofre alterações decorrentes da presença do tumor e terapias antinoeplásicas; tais alterações associadas aos efeitos colaterais do tratamento influenciam significativamente a qualidade de vida. Nesse contexto, ressalta-se a importância da avaliação nutricional e qualidade de vida nesses indivíduos. Objetivo: Avaliar estado nutricional e qualidade de vida de pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico. Método: Realizou-se estudo transversal, descritivo, observacional, cujos pacientes foram submetidos à avaliação nutricional antropométrica e qualidade de vida, por meio do questionário Quality of Life Questionnaire. Resultados: Na população avaliada, obtiveram-se 68,3% para sexo feminino (p<0,05), e idade média de 52,7 anos (±14,6) com maior frequência de neoplasia ginecológica (28,3%). Identificaram-se 50% de eutrofia pelo Índice de Massa Corporal (IMC); porém, mais de 40% dos pacientes foram identificados com presença de desnutrição nos parâmetros que avaliam depleção de massa muscular e adiposa; em relação à alteração ponderal nos últimos seis meses, obtiveram-se 26,7% para perda de peso grave; 88,3% dos pacientes apresentavam pelo menos um efeito colateral consequente do tratamento. Na avaliação da qualidade de vida, obteve-se baixo escore para estado geral de saúde, sendo menor nos pacientes portadores de neoplasia de cabeça e pescoço, refletindo qualidade de vida insatisfatória na população estudada. Conclusão: Apesar de a metade dos pacientes apresentarem índices normais de IMC, verificou-se elevado percentual de depleção nutricional nos parâmetros que avaliam especificamente compartimento muscular e adiposo, além de baixos escores nos parâmetros de qualidade de vida, o que demonstra a importância da assistência multiprofissional nessa população.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-29

Como Citar

1.
Miranda TV de, Neves FMG, Costa GNR, Souza MAM de. Estado Nutricional e Qualidade de Vida de Pacientes em Tratamento Quimioterápico. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de março de 2013 [citado 28º de abril de 2024];59(1):57-64. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/544

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL