Adenocarcinoma Mucinoso de Anexo Cutâneo: Relato de Caso

Autores

  • Karolinny Borinelli de Aquino Moura Acadêmica de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis (SC), Brasil.
  • Carolina Dutra Médica Oncologista Clínica do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON). Florianópolis (SC), Brasil.
  • Carlos Alexandre Rieg Acadêmico de Medicina da UFSC. Florianópolis (SC), Brasil.
  • Marta Vainchenker Médica Especialista em Anatomia Patológica e Citologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Médica Patologista do CEPON. Florianópolis (SC), Brasil.
  • Luiz Roberto Medina dos Santos Doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Livre-Docente pela USP. Médico-Cirurgião de Cabeça e Pescoço do CEPON. Florianópolis (SC), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6480-6757

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n1.551

Palavras-chave:

Feminino, Neoplasias, Adenocarcinoma Mucinoso, Metástase Neoplásica, Recidiva

Resumo

Introdução: O adenocarcinoma mucinoso é uma rara neoplasia formada por células apócrinas da pele hipersecretoras de muco. Pálpebras, couro cabeludo e outras regiões da cabeça e do pescoço são os sítios primários mais acometidos. Relato do caso: Os autores descrevem o caso de uma lesão suspeita em couro cabeludo, cuja excisão e análise confirmaram um adenocarcino mamucinoso de anexo cutâneo. Mesmo após a ressecção, surgiram lesões metastáticas nas regiões retroauricular, cervical, supraclavicular e couro cabeludo. Fez-se, então, quimioterapia e radioterapia. Meses depois, a paciente relatou dor na coluna e no braço com irradiação para a mão e parestesias. Após exames, confirmou-se metástase em linfonodos axilares, em ossos da coluna vertebral, com iminente compressão medular. A radioterapia, então, foi realizada nessas regiões. A paciente apresentou melhora significativa e mantém acompanhamento. Conclusão: O adenocarcinoma mucinoso é uma rara neoplasia e as características do relato apresentado tornam-no ainda mais raro. O diagnóstico da doença exige uma correlação clínica, radiológica e patológica. Quando submetidos a tratamento precoce, os pacientes apresentam um bom prognóstico com raras chances de metástases, embora recidivas sejam comuns.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-29

Como Citar

1.
Moura KB de A, Dutra C, Rieg CA, Vainchenker M, Santos LRM dos. Adenocarcinoma Mucinoso de Anexo Cutâneo: Relato de Caso. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de março de 2013 [citado 28º de março de 2024];59(1):81-6. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/551

Edição

Seção

RELATO DE CASO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)