Cuidados Paliativos ao Paciente Portador de Ferida Neoplásica: uma Revisão Integrativa da Literatura

Autores

  • Glenda Agra Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética (NEPB) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa (PB), Brasil.
  • Maria Andréa Fernandes Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Membro do NEPB da UFPB. João Pessoa (PB), Brasil.
  • Indiara Carvalho dos Santos Platel Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Membro do NEPB da UFPB. João Pessoa (PB), Brasil.
  • Maria Eliane Moreira Freire Enfermeira. Doutoranda do Programa de Doutorado Interinstitucional. Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Docente da UFPB. Enfermeira Assistencial do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB). João Pessoa (PB), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n1.555

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Úlcera Cutânea-enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem Oncológica

Resumo

Introdução: A prática baseada em evidências é uma abordagem que preconiza a utilização de resultados de pesquisas na área clínica, e a revisão integrativa é um de seus instrumentos. Objetivo: Sintetizar as contribuições de estudos que apontem evidências de ações de enfermagem para pacientes com ferida neoplásica sob cuidados paliativos. Método: O estudo foi norteado pelo método da revisão integrativa. Para selecionar os artigos, foram utilizadas duas bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Eletronic LibrayOnlin. Resultados: Conforme os critérios de inclusão pré-estabelecidos, foi obtida uma amostra de sete artigos. Após a análise do material obtido, os resultados apontaram que, entre as ações de enfermagem direcionadas à pacientes com ferida neoplásica sob cuidados paliativos, destacam-se o alívio dos sintomas, a promoção de conforto e de bem-estar e a melhoria dos aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais. Conclusão: No contexto dos cuidados paliativos, a enfermagem deve proporcionar uma assistência humanizada e singular, a fim de minimizar desconfortos e problemas diversos gerados pela doença oncológica, promovendo melhoria da qualidade de vida desses pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-29

Como Citar

1.
Agra G, Fernandes MA, Platel IC dos S, Freire MEM. Cuidados Paliativos ao Paciente Portador de Ferida Neoplásica: uma Revisão Integrativa da Literatura. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de março de 2013 [citado 28º de abril de 2024];59(1):95-104. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/555

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA