A Produção Científica Brasileira sobre o Câncer Masculino: Estado da Arte

Autores

  • Alberto Mesaque Martins Psicólogo. Membro do Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente (LAESA) do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR) da FIOCRUZ. Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Cristine Alice Lima de Moraes Graduanda em Gestão de Serviços de Saúde. Bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG). Membro do LAESA do CPqRR da FIOCRUZ. Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Rebeca Brito Nery Ribeiro Graduanda em Design. Bolsista de Apoio Técnico (FAPEMIG). Membro do Membro do LAESA do CPqRR da FIOCRUZ. Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Suellen Santos Lima de Almeida Psicóloga. Mestranda em Ciências da Saúde (FIOCRUZ/CNPq). Membro do Membro do LAESA do CPqRR da FIOCRUZ. Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Virgínia Torres Schall Psicóloga. Doutora em Educação. Pesquisadora Titular e Coordenadora do Membro do LAESA do CPqRR da FIOCRUZ. Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Celina Maria Modena Psicóloga. Pós-Doutora em Saúde Coletiva. Professora Adjunta do Curso de Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Belo Horizonte (MG), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n1.556

Palavras-chave:

Masculino, Neoplasias, Saúde do Homem, Publicações Científicas e Técnicas, Indicadores de Produção Científica

Resumo

Introdução: Embora apresente taxas de incidência semelhantes entre homens e mulheres, estudos apontam para maior letalidade dos diferentes tipos de câncer entre a população masculina. Entretanto, ainda observa-se uma maior produção científica voltada para a compreensão do processo de adoecimento das mulheres e crianças com câncer, em detrimento dos homens com essa enfermidade. Objetivo: Identificar e analisar a produção científica brasileira sobre o câncer masculino, buscando evidenciar lacunas e dimensões abordadas ou privilegiadas quanto ao tema. Método: Na perspectiva dos estudos de Estado da Arte, foram consultadas as bases de dados SciELO, PePSIC e CAPES, sem recorte temporal, utilizando os descritores câncer, neoplasias e tumores. Para inclusão dos artigos, foram considerados aqueles que tratassem da doença “câncer” e que possuíam amostra/população composta exclusivamente por homens. Para análise dos dados, foi realizada uma caracterização dos trabalhos e autores de cada estudo selecionado. Resultados: Das 16.972 publicações encontradas, apenas 543 atenderam aos critérios de seleção. Constatou-se a maior produção realizada por homens, graduados em medicina pertencentes a grupos de pesquisa de universidades públicas localizadas na região Sudeste do Brasil. Observou-se uma maior ênfase desses estudos nas neoplasias da próstata, pênis e testículo, e a necessidade de maior investimento em trabalhos que considerem os aspectos psicossociais que perpassam o adoecimento e tratamento oncológico. Conclusão: Os resultados apontam para a incipiente produção científica brasileira acerca do câncer masculino. Faz-se necessário investir na produção de conhecimento científico sobre o tema, contribuindo assim para a efetividade da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-29

Como Citar

1.
Martins AM, Moraes CAL de, Ribeiro RBN, Almeida SSL de, Schall VT, Modena CM. A Produção Científica Brasileira sobre o Câncer Masculino: Estado da Arte. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de março de 2013 [citado 28º de abril de 2024];59(1):105-12. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/556

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA