Assistência em Mastologia em uma Unidade de Referência do Sistema Único de Saúde no Ceará, Brasil

Autores

  • Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti Faculdade Christus. Fortaleza (CE), Brasil. Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza (CE), Brasil.
  • Patrícia Saldanha Freire Simões Faculdade Christus. Fortaleza (CE), Brasil.
  • Maria Rebeca Rocha da Silva Faculdade Christus. Fortaleza (CE), Brasil.
  • Paula Nathana Rabelo Galdino Faculdade Christus. Fortaleza (CE), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2012v58n4.562

Palavras-chave:

Neoplasias da Mama, Epidemiologia, Detecção Precoce de Câncer, Diagnóstico Tardio, Prognóstico, Prevenção & controle

Resumo

Introdução: O momento do diagnóstico do câncer de mama influencia diretamente na evolução e prognóstico da doença, sendo a precocidade desse diagnóstico diretamente proporcional as chances de cura. Portanto, é importante identificar limitações para esse diagnóstico precoce. Objetivo: Avaliar a assistência prestada às pacientes em uma unidade de referência em mastologia no Ceará, de acordo com sua procedencia. Método: Estudo transversal e quantitativo. Foi aplicado um questionário estruturado para usuárias do ambulatório de mastologia do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará, atendidas durante o ano de 2010. Resultados: Entre as 600 mulheres entrevistadas, 139 (23,2%) tinham diagnóstico de câncer de mama, sendo 50,4% residentes na capital e 49,6% procedentes do interior. A mediana de tempo de espera por uma consulta especializada foi de 15 dias para mulheres residentes na capital e 30 dias para aquelas vindas do interior, sendo duas vezes maior (p=0,0001). Quando o procedimento cirúrgico foi indicado, a média do tempo de espera para residentes na capital foi de 39 dias e, para as procedentes do interior, 63 dias (p=0,046). O tempo para realização das biópsias foi adequado para mais de 90% das mulheres, porém o mesmo não ocorreu quando foi necessário realização de cirurgia. Entre as mulheres, 491 (81,8%) estavam satisfeitas com o atendimento. Conclusão: A demora em realizar a cirurgia pode impactar negativamente na sobrevida das pacientes e reduzir as chances de cura, principalmente para aquelas residentes no interior do Estado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

1.
Cavalcanti LP de G, Simões PSF, Silva MRR da, Galdino PNR. Assistência em Mastologia em uma Unidade de Referência do Sistema Único de Saúde no Ceará, Brasil. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2012 [citado 21º de novembro de 2024];58(4):603-9. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/562

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL