Carcinoma de Células Escamosas da Boca: Concordância Diagnóstica em Exames Realizados no Laboratório de Anatomia Patológica da Universidade Federal de Alfenas

Autores

  • Antônio Camilo de Souza Cruz Departamento de Patologia e Parasitologia. Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Alfenas (MG), Brasil. Universidade Sagrado Coração (USC ). Bauru (SP), Brasil.
  • Solange de Oliveira Braga Franzolin Universidade Sagrado Coração (USC ). Bauru (SP), Brasil. Universidade Estadual Paulista (UNES P). São Paulo(SP), Brasil.
  • Alessandro Antônio Costa Pereira Departamento de Patologia e Parasitologia. Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Alfenas (MG), Brasil. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo(SP), Brasil.
  • Luiz Alberto Beijo Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Alfenas (MG), Brasil. Universidade Federal de Lavras (UFLA ). Lavras (MG), Brasil.
  • João Adolfo Costa Hanneman Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Alfenas (MG), Brasil. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo (SP), Brasil.
  • Júlia Rosental de Souza Cruz Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Alfenas (MG), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2012v58n4.568

Palavras-chave:

Biópsia, Patologia Bucal, Diagnóstico Clínico, Carcinoma de Células Escamosas, Minas Gerais

Resumo

Introdução: O câncer da cavidade bucal está entre as dez neoplasias mais frequentes na população brasileira. E diagnosticado na maioria dos casos em estágios avançados, dificultando o tratamento e reduzindo o índice de sobrevida dos pacientes. Objetivo: Aferir a concordância entre os diagnósticos clínicos, histopatológicos das biopsias e das peças cirúrgicas do carcinoma de células escamosas da boca. Método: Realizou-se um estudo retrospectivo entre janeiro de 2000 e dezembro de 2010, utilizando laudos histopatológicos emitidos pelo Laboratorio de Anatomia Patológica da Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, Brasil e os prontuários hospitalares dos pacientes tratados. Para que fosse determinada a concordância, os diagnósticos clínicos foram confrontados com os histopatológicos da biopsia e estes com o exame das peças cirúrgicas removidas no tratamento. Resultados: A maior incidencia de CCE ocorreu em pacientes brancos, gênero masculino, com idade entre 50 a 60 anos, solteiros, lavradores ou domésticas, cursaram apenas o ensino fundamental, baixo nível socioeconômico, tabagistas e/ou etilistas. Os sítios anatômicos mais comuns das lesoes foram assoalho bucal e língua. O vestíbulo da boca e o palato foram os sítios menos frequentes. A concordância entre os diagnósticos clínico/histopatológico foi de 71,2% e entre o histopatológico e o exame da peça cirúrgica 87,1%. Conclusão: Observou-se expressiva concordância entre o diagnóstico. Entretanto, são necessários novos levantamentos que comparem o resultado dos exames da peça cirúrgica removida no tratamento com as características clínicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

1.
Cruz AC de S, Franzolin S de OB, Pereira AAC, Beijo LA, Hanneman JAC, Cruz JR de S. Carcinoma de Células Escamosas da Boca: Concordância Diagnóstica em Exames Realizados no Laboratório de Anatomia Patológica da Universidade Federal de Alfenas. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2012 [citado 25º de abril de 2024];58(4):655-61. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/568

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)