Desnutrição em Crianças até 12 Anos com Leucemia Atendidas no Grupo em Defesa de Criança com Câncer no Município de Jundiaí, SP

Autores

  • Ana Lúcia Alves Caram Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas (SP), Brasil. Unidade Integrada de Gastroenterologia(Unigastro), Campinas(SP), Brasil.
  • Kátia Terezinha Butalo Franciosi Instituto de Clínicas Pediátricas Bolívar Risso. Jundiaí (SP), Brasil.
  • Carla Maria Pereira Instituto de Clínicas Pediátricas Bolívar Risso. Jundiaí (SP), Brasil.
  • Regiane Zachi Instituto de Clínicas Pediátricas Bolívar Risso. Jundiaí (SP), Brasil.
  • Denise Aparecida Gonçalves de Oliveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas (SP), Brasil. Universidade Paulista (UNIP). São Paulo (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2012v58n2.624

Palavras-chave:

Estado Nutricional, Leucemia, Desnutrição, Transtornos da Nutrição Infantil, Pré-Escolar, Criança

Resumo

Introdução: As neoplasias malignas merecem atenção especial, principalmente na infância, pois podem afetar o crescimento e desenvolvimento das crianças; além disso, existe um elevado risco dessas crianças apresentarem desnutrição, devido a vários fatores, como: os efeitos colaterais da terapia antineoplásica, a alteração psicossocial (depressão, ansiedade e medo), a insuficiente ingestão calórica e proteica. Objetivo: Identificar o estado nutricional de 42 crianças de zero a 12 anos de idade, o tipo de dieta prescrita, o uso de suplementos, os sintomas gastrointestinais e o tratamento antineoplásico quimioterapico e/ou radioterático. Método: Estudo retrospectivo, descritivo, a partir de dados contidos nos prontuários de pacientes com diagnósticos de leucemia. O estado nutricional foi classificado segundo o IMC/idade em escore Z. Os dados quanto aos sintomas gastrointestinais, dieta e tipo de terapia também foram coletados dos prontuários. Resultados: Verificou-se uma prevalência da doença no gênero feminino (57,1%) e na faixa etária de 3 a 6 anos (35,7%), em que 52,4% apresentaram desnutrição. 47,8% das dietas foram geral, os sintomas gastrointestinais predominantes foram vômitos em 71,4%, seguido de estomatite (47,65), diarreia (45,2%), náusea (42,9%), herpes bucal (14,3%) e constipação intestinal (9,5%). O tratamento dominante foi a quimioterapia em 95,2% dos casos. Conclusão: Essas crianças com leucemia apresentaram elevado índice de desnutrição e complicações gastrointestinais, necessitando manter um acompanhamento multidisciplinar para seus cuidados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

1.
Caram ALA, Franciosi KTB, Pereira CM, Zachi R, Oliveira DAG de. Desnutrição em Crianças até 12 Anos com Leucemia Atendidas no Grupo em Defesa de Criança com Câncer no Município de Jundiaí, SP. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de junho de 2012 [citado 26º de abril de 2024];58(2):231-9. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/624

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL