Força Muscular Respiratória e Mobilidade Torácica em Crianças e Adolescentes com Leucemia Aguda e Escolares Saudáveis

Autores

  • Kátia Myllene Costa Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal (RN), Brasil.
  • Thalita Medeiros Fernandes de Macêdo Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal (RN), Brasil. Hospital Antônio Prudente. Natal (RN), Brasil.
  • Raíssa de Oliveira Borja Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal (RN), Brasil. Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira dos Santos, Natal (RN), Brasil.
  • Rafaela Andrade do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal (RN), Brasil.
  • Wilson Cleto de Medeiros Filho Hospital Infantil Varela Santiago. Natal (RN), Brasil.
  • Tânia Fernandes Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal (RN), Brasil.
  • Diana Amélia de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal (RN), Brasil.
  • Karla Morganna Pereira Pinto de Mendonça Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal (RN), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2011v57n4.651

Palavras-chave:

Leucemia/quimioterapia, Força Muscular/fisiologia, Músculos Respiratórios/fisiopatologia, Criança, Adolescente, Estudo Comparativo

Resumo

Introdução: As leucemias destacam-se como a neoplasia infantil mais comum e o tratamento eleito para a doença é a quimioterapia. Entre outras, a quimioterapia provoca, em nível do sistema respiratório, danos ao tecido epitelial, que podem culminar em pneumonite ou até mesmo em fibrose pulmonar. Objetivo: Comparar a força dos músculos respiratórios e a mobilidade da caixa torácica de crianças e adolescentes com leucemia aguda na fase de manutenção da quimioterapia e de indivíduos saudáveis. Método: A amostra foi composta por 48 participantes distribuídos em dois grupos (grupo A, formado por 16 crianças e adolescentes com leucemia aguda; e grupo B, formado por 32 escolares saudáveis). Foram realizadas cirtometria torácica, manovacuometria e avaliação antropométrica dos sujeitos. Posteriormente à análise descritiva, a prova de Kolmogorov-Smirnov identificou as variáveis com distribuição normal. Estas foram comparadas através do teste t’student não pareado e, as demais, através do teste de Mann-Whitney. Atribuiu-se nível de significância p<0,05. Resultados: Observou-se diferença significativa entre os grupos A e B nas variáveis pressões inspiratórias máximas (p=0,01), retração axilar (p=0,012), expansão (p=0,007) e retração xifoidiana (p=0,005). Conclusão: Os achados indicam que pode ocorrer um déficit na mobilidade torácica e na força dos músculos respiratórios em crianças e adolescentes na fase de manutenção da quimioterapia para a leucemia aguda. Isso pode apontar para a necessidade de avaliar e monitorar periodicamente a musculatura respiratória dessa população, o que permitiria diagnóstico e intervenção precoces na evidência de dano à função pulmonar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

1.
Oliveira KMC, Macêdo TMF de, Borja R de O, Nascimento RA do, Medeiros Filho WC de, Campos TF, Freitas DA de, Mendonça KMPP de. Força Muscular Respiratória e Mobilidade Torácica em Crianças e Adolescentes com Leucemia Aguda e Escolares Saudáveis. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de dezembro de 2011 [citado 26º de abril de 2024];57(4):511-7. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/651

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL