Impacto do Tabagismo e Álcool sobre a Composição Corporal de Jovens

Autores

  • Ellencristina da Silva Batista Centro Universitário Vila Velha (ES), Brasil. Universidade Federal de Viçosa (MG), Brasil.
  • Tatiana do Nascimento Campos Universidade Federal de Viçosa (MG), Brasil.
  • Flávia Xavier Valente Universidade Federal de Viçosa (MG), Brasil.
  • Sílvia Eloiza Priore Universidade Federal de Viçosa (MG), Brasil. Universidade Federal São Paulo. São Paulo (SP), Brasil.
  • Sylvia do Carmo Castro Franceschini Universidade Federal de Viçosa (MG), Brasil. Universidade Federal São Paulo. São Paulo (SP), Brasil.
  • Céphora Maria Sabarense Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Brasil. Universidade Estadual de São Paulo. (SP), Brasil.
  • Maria do Carmo Gouveia Peluzio Universidade Federal de Viçosa (MG), Brasil. Universidade Federal de Minas Gerais. (MG), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2011v57n3.670

Palavras-chave:

Tabagismo, Composição Corporal, Adolescente

Resumo

Introdução: A precocidade no início do tabagismo e consumo de bebida alcoólica, associados ou não ao excesso de peso, são considerados fatores de risco modificáveis para doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer. Quando ocorrem concomitantemente, elevam a probabilidade de desenvolvimento dessas doenças. Objetivos: Diante desses pressupostos, objetivou-se avaliar a influência do tabagismo e do consumo de bebida alcoólica sobre a composição corporal de jovens. Método: Estudo transversal, analítico e descritivo com 68 voluntários, fumantes e não fumantes, entre 18 a 26 anos, de três instituições de ensino superior, quatro de ensino médio, dois cursos pré-vestibulares e dois cursos técnicos do município de Viçosa (MG), Brasil. Resultados: Entre as medidas de composição corporal, o índice de massa corpórea, circunferência da cintura e relação cintura/quadril foram maiores entre os fumantes do sexo masculino (p<0,05). Além disso, os fumantes consumiram bebidas alcoólicas mais frequentemente que os não fumantes do mesmo sexo. O peso e relação cintura/quadril apresentaram correlação positiva (p<0,05) com o número de cigarros fumados por dia. Conclusão: Os resultados mostraram que jovens do sexo masculino tabagistas apresentaram associação positiva com pelo menos três dos fatores de riscos para doenças crônicas, o que indica um prejuízo imediato sobre a saúde, devido ao uso abusivo dessas substâncias nessa fase.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-09-30

Como Citar

1.
Batista E da S, Campos T do N, Valente FX, Priore SE, Franceschini S do CC, Sabarense CM, Peluzio M do CG. Impacto do Tabagismo e Álcool sobre a Composição Corporal de Jovens. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2011 [citado 29º de março de 2024];57(3):355-63. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/670

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL