Caracterização do Perfil da Clientela do Setor de Terapia Ocupacional na Oncologia Pediátrica

Autores

  • Mariana Midori Sime Universidade Federal de São Carlos. São Paulo (SP), Brasil.
  • Nara Suemi Shishido Universidade Federal de São Paulo. São Paulo (SP), Brasil.
  • Walkyria de Almeida Santos Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo (SP), Brasil. Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. São Paulo (SP), Brasil. Sociedade Latino Americana de Oncologia Pediátrica. São Paulo (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2011v57n2.703

Palavras-chave:

Perfil de Saúde, Criança, Adolescente, Oncologia, Terapia Ocupacional, Epidemiologia Descritiva

Resumo

Introdução: Com a crescente abrangência das ações de assistência ao paciente oncológico no sentido da reabilitação, habilitação e melhora na qualidade de vida, além do enfoque no diagnóstico e tratamento, houve a inserção de outros profissionais nesta área. Objetivo: Esta pesquisa teve com o objetivo caracterizar o perfil das crianças e adolescentes com câncer atendidos pela terapia ocupacional. Método: Foram analisados os 34 prontuários de indivíduos atendidos no ano de 2007. Os dados coletados foram anotados em uma ficha, na qual constavam: dados referentes à identificação do indivíduo, dados clínicos relativos à doença oncológica e dados relativos à avaliação e tratamento de terapia ocupacional. O método estatístico utilizado foi a análise descritiva. Resultados: Identificou-se que 34 crianças e adolescentes foram atendidos; houve equivalência com relação ao gênero; sendo a maioria na faixa etária entre 6 e 10 anos de idade (13 indivíduos); com diagnóstico de tumor no sistema nervoso central (23 indivíduos); não estavam estudando (20 indivíduos); possuíam renda entre 1 e 3 salários mínimos (25 famílias); e utilização do Sistema Único de Saúde (32 indivíduos). Os encaminhamentos para a terapia ocupacional ocorreram principalmente através da fisioterapia (13 indivíduos) e da fisiatria (7 indivíduos). Conclusão: Na avaliação e tratamento constatou-se a atenção às atividades básicas e instrumentais de vida diária e ao desenvolvimento físico, sensorial e cognitivo. Conclui-se que a terapia ocupacional com enfoque na oncologia pediátrica necessita de mais encaminhamentos e espera-se contribuir para a divulgação do seu trabalho e a importância da consolidação na área.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

1.
Sime MM, Shishido NS, Santos W de A. Caracterização do Perfil da Clientela do Setor de Terapia Ocupacional na Oncologia Pediátrica. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 19º de abril de 2024];57(2):167-75. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/703

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL