Fisioterapia em Pacientes com Leucemia: Revisão Sistemática

Autores

  • Sabrina Cipolat Centro Universitário Franciscano (UNIFRA ). Santa Maria (RS), Brasil.
  • Bruna Braz Pereira Centro Universitário Franciscano (UNIFRA ). Santa Maria (RS), Brasil.
  • Fernanda Vargas Ferreira Centro Universitário Franciscano (UNIFRA ). Santa Maria (RS), Brasil. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria (RS), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2011v57n2.710

Palavras-chave:

Leucemia, Modalidades de Fisioterapia, Fisioterapia (Especialidade), Revisão

Resumo

Introdução: Uma multiplicidade de alterações fisiopatológicas é gerada pela leucemia. Nesse sentido, a fisioterapia tem sido uma aliada no tratamento de pacientes com leucemia. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre as possíveis condutas fisioterapêuticas utilizadas em pacientes com leucemia. Metodologia: A pesquisa foi realizada nas bases de dados eletrônicas LILACS , MEDLINE, PEDro, PubMed e SciELO , através da consulta pelos descritores: “leucemia” (leukemia) e “fisioterapia” (physiotherapy). Procurou-se por artigos apresentados na íntegra, escritos em Português, Inglês e Espanhol, sem delimitação de tempo ou restrições sobre o tipo de estudo e amostra. Para avaliar a qualidade metodológica desses artigos, aplicou-se a escala PEDro. Resultados: A partir de oito artigos selecionados, verificou-se que existem possibilidades terapêuticas positivas a serem utilizadas pelos fisioterapeutas, destacando-se os exercícios aeróbicos, os alongamentos e o fortalecimento muscular. Conclusão: Faz-se necessária a publicação de pesquisas sobre o tema a fim de gerar evidências científicas no fazer profissional da Fisioterapia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

1.
Cipolat S, Pereira BB, Ferreira FV. Fisioterapia em Pacientes com Leucemia: Revisão Sistemática. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 25º de abril de 2024];57(2):229-36. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/710

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA