Manejo Nutricional em Paciente com Metástase Gástrica de Câncer de Mama: um Relato de Caso

Autores

  • Larissa Calixto Lima Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Hospital do Câncer IV (HC IV). Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Aline Pereira Pedrosa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). rograma de Residência Multiprofissional em Oncologia do INCA. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Fernanda de Oliveira Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do INCA. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Taiara Scopel Poltronieri Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do INCA. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2472-7717

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2018v64n1.832

Resumo

Introdução: O surgimento de metástase gástrica oriunda de neoplasia da mama é raro. Entretanto, o suporte nutricional nesses casos é imprescindível, já que tumores gástricos estão relacionados a complicações nutricionais, favorecendo desfechos clínicos negativos. Relato do caso: Paciente com diagnóstico de adenocarcinoma de mama, com progressão para ossos, ovário e estômago, internada em razão das complicações clínicas. Apresentou perda de peso grave durante a internação, além de diagnóstico de risco de desnutrição pela avaliação subjetiva global produzida pelo paciente. Em virtude do quadro de odinofagia severa, a alimentação via oral tornou-se impossibilitada, sendo optado pelo uso de sonda nasoentérica após discussão com equipe interdisciplinar. Conclusão: A terapia nutricional em pacientes com câncer avançado ainda é um dilema entre os profissionais e sua execução deve ser discutida e decidida por uma equipe interdisciplinar, com participação indispensável do nutricionista, do paciente e de seus familiares. Para isso, os serviços de saúde devem estar preparados para o correto manejo da conduta nutricional, a fim de promover qualidade de vida para esses pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-30

Como Citar

1.
Calixto Lima L, Pereira Pedrosa A, de Oliveira Pereira F, Scopel Poltronieri T. Manejo Nutricional em Paciente com Metástase Gástrica de Câncer de Mama: um Relato de Caso. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de março de 2018 [citado 28º de março de 2024];64(1):107-12. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/832

Edição

Seção

RELATO DE CASO