Análise Clínica e Epidemiológica de 348 Casos de Adenocarcinoma Prostático Atendidos em um Centro Oncológico de Referência no Maranhão, Brasil

Autores

  • Paulo Vitor Furtado Ribeiro Universidade Ceuma. São Luís (MA), Brasil.
  • Raimunda Ribeiro da Silva Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Kamilla Karolinne DallAgnol Torres dos Santos Universidade Ceuma. São Luís (MA), Brasil.
  • Flávia Helen Furtado Loureiro Universidade Federal do Maranhão (UFMA). São Luís (MA), Brasil. Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)/ UNICAMP. Piracicaba (SP), Brasil. Universidade Federal do Maranhão (UFMA).São Luís (MA), Brasil.
  • Priscilla Furtado Amorim Franklin da Costa Universidade Federal do Maranhão (UFMA). São Luís (MA), Brasil.
  • Lorena Martel Uruçu Universidade Ceuma. São Luís (MA), Brasil.
  • Anne Beatriz Sousa Carlos Universidade Ceuma. São Luís (MA), Brasil.
  • Thalita Marçal Machado Universidade Ceuma. São Luís (MA), Brasil.
  • Erica Fernanda Mesquita Galvez Valdez Universidade Ceuma. São Luís (MA), Brasil.
  • Vinicius Batista Amaral Universidade Ceuma. São Luís (MA), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2004v59n1.968

Palavras-chave:

Humanos, Masculino, Neoplasias da Próstata, Adenocarcinoma, Fatores Epidemiológicos, Biópsia

Resumo

Introdução: O câncer de próstata e a principal neoplasia maligna no sexo masculino, depois do câncer de pele não melanoma. Informações clinicas e epidemiológicas sobre essa patologia no Maranhão são escassas. Objetivos: Analisar informações clinicas e epidemiológicas de pacientes diagnosticados com câncer de próstata em um centro oncológico de referência no Maranhão, no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2009. Método: Trata-se de um estudo retrospectivo e descritivo onde foram pesquisados 348 prontuários de pacientes com diagnostico de câncer de próstata no Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Bello. As variáveis pesquisadas foram: faixa etária; procedência; ocupação; antígeno prostático especifico inicial; escore de Gleason da biopsia; escore de Gleason da peça cirúrgica (em pacientes cujas terapêuticas incluíram prostatectomia radical ou ressecção transuretral de próstata); e tratamento instituído. Resultados: A faixa etária mais acometida foi de 71 a 80 anos (39,7%). A maior parte dos pacientes era procedente de São Luís - MA (64,1%) e não possuía ocupação (55,2%). A maioria dos pacientes (32,8%) apresentou antígeno prostático especifico inicial entre 4,1 e 10 ng/ml. O Gleason da biopsia revelou, em 48,5% dos casos, tumores moderados a fracamente diferenciados. A terapêutica predominante foi composta de tratamento clinico e/ou orquiectomia subcapsular bilateral. Conclusão: O presente estudo demonstrou uma associação significativa do antígeno prostático especifico com a faixa etária e o Gleason, revelando maior tendência de aumento dos seus níveis quanto maior a idade e maior a graduação histológica dos tumores. Do total dos pacientes, 36,5% obtiveram escores de Gleason da biopsia e peca cirúrgica equivalentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

1.
Furtado Ribeiro PV, Ribeiro da Silva R, DallAgnol Torres dos Santos KK, Furtado Loureiro FH, Furtado Amorim Franklin da Costa P, Martel Uruçu L, Sousa Carlos AB, Marçal Machado T, Mesquita Galvez Valdez EF, Batista Amaral V. Análise Clínica e Epidemiológica de 348 Casos de Adenocarcinoma Prostático Atendidos em um Centro Oncológico de Referência no Maranhão, Brasil. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2013 [citado 25º de abril de 2024];59(4):513-21. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/968

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL