A Percepção dos Pacientes Portadores de Neoplasia Pulmonar Avançada diante dos Cuidados Paliativos da Fisioterapia

Autores

  • Ticiana Pinto Torres de Melo Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Fortaleza (CE), Brasil.
  • Élida Jane de Oliveira Maia Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Fortaleza (CE), Brasil.
  • Clarissa Bentes de Araujo Magalhães Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza (CE), Brasil.
  • Ingrid Correia Nogueira Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Fortaleza (CE), Brasil.
  • Maria Teresa Aguiar Pessoa Morano Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Fortaleza (CE), Brasil.
  • Framartinho Carlos Silva Araújo Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza (CE), Brasil. Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Fortaleza (CE), Brasil.
  • Daniela Gardano Bucharles Mont’Alverne Universidade de São Paulo (USP). São Paulo (SP), Brasil. Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Fortaleza (CE), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2013v59n4.980

Palavras-chave:

Neoplasias Pulmonares-diagnóstico, Neoplasias Pulmonares-terapia, Cuidados Paliativos, Fisioterapia, Modalidades de Fisioterapia

Resumo

Introdução: O câncer de pulmão e uma doença altamente letal, geralmente detectado em estágios avançados. Corresponde ao terceiro tipo de tumor mais incidente no sexo masculino e no sexo feminino e o quinto tumor mais frequente. O tratamento depende do histórico do paciente, sua idade, estado geral, estagio e tipo do tumor. O fisioterapeuta detém métodos e recursos que são imensamente uteis nos cuidados paliativos, e sua atuação corrobora o tratamento multiprofissional. Objetivo: Descrever a percepção dos pacientes portadores de neoplasia pulmonar avançada diante dos cuidados paliativos da fisioterapia, bem como o estado de saúde em que o paciente se encontra e a principal queixa clinica relacionada a doença. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com pessoas portadoras de neoplasia pulmonar avançada que se encontravam internadas no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, em Fortaleza-Ceara, onde foi aplicado um questionário com cinco questões norteadoras em dez pacientes. Resultados: A partir da análise dos dados, emergiram três categorias distintas: a tristeza e sofrimento ocasionados pela doença; as limitações e incapacidades físicas no cotidiano; e a atuação da fisioterapia em relação aos cuidados paliativos. Conclusão: A importância do papel da fisioterapia mostrou ser de grande valor, a partir das percepções dos pacientes, sua atuação contribuiu de uma forma substancial no tratamento assistencial desses pacientes com câncer pulmonar tornando-se motivadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

1.
Pinto Torres de Melo T, de Oliveira Maia Élida J, Bentes de Araujo Magalhães C, Correia Nogueira I, Aguiar Pessoa Morano MT, Silva Araújo FC, Gardano Bucharles Mont’Alverne D. A Percepção dos Pacientes Portadores de Neoplasia Pulmonar Avançada diante dos Cuidados Paliativos da Fisioterapia. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2013 [citado 24º de abril de 2024];59(4):547-53. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/980

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL