Exercício Físico Aeróbico e Câncer de Pulmão: um Estudo de Revisão

Autores

  • Raquel Jeanty de Seixas Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS ). São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0899-564X
  • Andréia Gumurski de Oliveira Basso Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS ). São Paulo (SP), Brasil. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo (SP), Brasil.
  • Ângela Gonçalves Marx Universidade de São Paulo (USP). São Paulo (SP), Brasil. Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS). São Paulo (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2012v58n2.629

Palavras-chave:

Neoplasias Pulmonares, Exercício, Terapia por Exercício, Qualidade de Vida, Revisão

Resumo

Introdução: O tratamento oncológico acarreta efeitos deletérios as células saudáveis, podendo representar grande impacto na vida dos pacientes. Nesse sentido, a atividade física vem demonstrando ser um opositor a esses efeitos. Objetivo: Identificar os efeitos do exercício físico aeróbico em pacientes com cáncer de pulmão e suas possíveis repercussões sobre a capacidade funcional e a qualidade de vida. Método: Realizou-se uma revisão de literatura nas bases de dados computadorizadas Medline, Web of Science e PEDro, sem restrição de data de publicação. Foram incluídos estudos experimentais que avaliassem os indivíduos no pré e pós-intervenção; descrevessem claramente o programa de exercícios realizado; fossem escritos nos idiomas: português, inglês, espanhol, francês ou italiano; e estivessem publicados. Resultados: Quinze estudos preencheram os critérios de inclusão. Analisando-se os resultados em relação a capacidade funcional, é possível observar um ganho significativo na mesma na grande maioria dos estudos. Entre os artigos, somente cinco avaliaram a qualidade de vida. Os resultados referentes a essa variável foram bastante diversos, porém, a maioria dos estudos encontrou diferenças significativas em pelo menos uma escala dos questionários. Conclusão: Esses resultados indicam que os programas de exercício físico atuam positivamente sobre a capacidade funcional e a qualidade de vida desses pacientes. Apesar do aumento na produção científica nos últimos anos, nota-se a existência de importantes lacunas para a implantação segura dos programas de exercício na prática clínica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

1.
Seixas RJ de, Basso AG de O, Marx Ângela G. Exercício Físico Aeróbico e Câncer de Pulmão: um Estudo de Revisão. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 29º de junho de 2012 [citado 28º de março de 2024];58(2):267-75. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/629

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA