Impactos del Cáncer en la Vida Escolar de Niños y Adolescentes: la Importancia de la Clase Hospitalaria

Autores/as

  • Vanessa de Magalhães Gonçalves Silva Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8447-514X
  • Senir Santos da Hora Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0161-3701

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2018v64n3.47

Palabras clave:

Niño, Adolescente, Neoplasias, Atención Integral de Salud, Educación Compensatoria

Resumen

A escolarização de crianças e adolescente em situações de adoecimento por câncer se apresenta de forma desafiadora, uma vez que o tratamento oncológico impacta nas atividades habituais de escola e lazer desses que vivenciam o contato estreito com situações de dor, mutilações e efeitos colaterais que desencadeiam graves reações físicas e emocionais. Para auxiliar na inclusão escolar da criança e do adolescente que enfrentam tais condições – prevenindo a reprovação e consequente evasão – a classe hospitalar tem sido importante, na medida em que busca oferecer assistência pedagógica aos que se encontram impedidos de frequentar o ambiente escolar formal por motivo de saúde. Nesse sentido, busca-se compreender os impactos do adoecimento por câncer à vida escolar de crianças e adolescentes, considerando as possíveis sequelas do tratamento oncológico e os desafios do atendimento pedagógico hospitalar para inclusão escolar desses sujeitos.

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Publicado

2018-09-28

Cómo citar

1.
Silva V de MG, Hora SS da. Impactos del Cáncer en la Vida Escolar de Niños y Adolescentes: la Importancia de la Clase Hospitalaria. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 28 de septiembre de 2018 [citado 22 de noviembre de 2024];64(3):401-4. Disponible en: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/47

Número

Sección

ARTÍCULOS DE OPINIÓN

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