Cardio-Oncologia no Brasil: Cenário Atual e Perspectivas

Autores

  • Maria Verônica Câmara dos Santos Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) – Comitê de Cardio-Oncologia; Sociedade Brasileira de Cardiologia/Departamento de Cardiopatias Congênitas/Cardiologia Pediátrica (DCC/CP-SBC) – Diretoria 2020-21; Sociedade Interamericana de Cardiologia/Grupo Interamericano de Cardio-Oncología Pediátrica (SIAC/GIACOP)
  • Alessandra de Sá Earp Siqueira Editora-Associada da Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Marcos Jose Pereira Renni Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2019v65n3.852

Palavras-chave:

Cardiotoxicidade, Doenças Cardiovasculares, Neoplasias

Resumo

Esta edição da Revista Brasileira de Cancerologia, dedicada à cardio-oncologia, alerta sobre a importância do essencial reconhecimento do crescente número de indivíduos em tratamento ou curados do câncer, levanta a compreensão da necessidade de uma integração multidisciplinar das instituições de tratamento, ensino e pesquisa baseadas na prevenção, monitoramento ativo e intervenção terapêutica em tempo hábil, com o intuito de alcançar o controle desse problema tão sério e permitir uma adequada qualidade de vida aos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-02-04

Como Citar

1.
Santos MVC dos, Siqueira A de SE, Renni MJP. Cardio-Oncologia no Brasil: Cenário Atual e Perspectivas. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 4º de fevereiro de 2020 [citado 22º de janeiro de 2022];65(3):e-00852. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/852

Edição

Seção

EDITORIAL