Validação de Materiais Educativos para Orientação de Pacientes em Tratamento de Câncer de Mama com Hormonioterapia
DOI:
https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2020v66n4.1079Palavras-chave:
Neoplasias da Mama/tratamento farmacológico, Estudos de Validação, Educação em Saúde, Materiais Educativos, Assistência FarmacêuticaResumo
Introdução: A baixa adesão ao tratamento com antineoplásicos orais reflete a necessidade de medidas que facilitem o cumprimento da terapia, como a provisão de materiais educativos. Objetivo: Desenvolver e validar cartilhas orientando o uso dos medicamentos tamoxifeno, anastrozol e capecitabina no tratamento do câncer de mama. Método: Para a definição do conteúdo das cartilhas, foram consultadas as bases de dados MEDLINE e UpToDate, e as diretrizes nacionais e internacionais, adotando-se linguagem acessível ao público. A validação foi feita por especialistas em oncologia, por meio do método Delphi, considerando-se os atributos de linguagem, conteúdo e aparência. Um consenso satisfatório foi atingido quando o valor de faixa interquartil (FIQ) foi ≤ 1, obtido por meio de uma escala Likert variando de 1 a 5. Resultados: O grupo de especialistas foi composto por 29 profissionais. Na primeira rodada, foi obtida uma FIQ de 1,43; 1,14 e 1,43; e, na segunda rodada, 0,71; 1,04 e 0,79 para linguagem, conteúdo e aparência, respectivamente. Conclusão: Espera-se que essas ferramentas promovam melhor percepção e adesão do paciente ao tratamento, contribuindo para a autogestão da farmacoterapia.