Sarcoma de Kaposi em Paciente Jovem Imunocompetente: uma Quinta Variante Epidemiológica?

Autores

  • Fernando Augusto Batista Campos Oncologia Clínica do A.C. Camargo Cancer Center. São Paulo (SP), Brasil. Clínica Médica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba (MG), Brasil.
  • Karen Bento Ribeiro Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba (MG), Brasil.
  • Cristina da Cunha Hueb Barata de Oliveira Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba (MG), Brasil.
  • Jane Monteiro de Godoy Bernardes Departamento de Cirurgia Geral da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba (MG), Brasil
  • Marcus Aurelho de Lima Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba (MG), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2017v63n4.129

Palavras-chave:

Sarcoma de Kaposi, Herpesvirus Humano 8, Paclitaxel

Resumo

Introdução: O sarcoma de Kaposi apresenta, classicamente, quatro tipos de variantes: clássico, endêmico, associado à imunossupressão (ou iatrogênico) e epidêmico (ou relacionado à Aids). Todos esses subtipos estão relacionados ao herpes-vírus humano 8. Uma quinta variante clínico-epidemiológica vem sendo proposta na literatura, que inclui uma apresentação visceral da doença no grupo de homens que fazem sexo com homens sem fatores de imunossupressão identificados. Relato de caso: Descreve-se o caso de um paciente masculino de 24 anos de idade, de orientação homossexual, sem fatores de imunossupressão, com apresentação linfonodal de sarcoma de Kaposi, e sem outros fatores que o incluam dentro das classificações da doença atualmente conhecidas. O paciente recebeu tratamento quimioterápico com paclitaxel, atingindo resposta completa e mantida até o momento, 42 meses após o término do tratamento. Conclusão: Esse caso reforça que a patogênese do sarcoma de Kaposi ainda é pouco clara, e que provavelmente múltiplos fatores, tanto do vírus como do hospedeiro, interajam entre si para desencadear a carcinogênese. É possível que o hábito sexual não encerre relação com essa patogênese, comportando-se apenas como fator confundidor. O paciente apresentou toxicidade mínima durante o tratamento com paclitaxel e atingiu resposta completa e mantida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-30

Como Citar

1.
Batista Campos FA, Bento Ribeiro K, da Cunha Hueb Barata de Oliveira C, Monteiro de Godoy Bernardes J, de Lima MA. Sarcoma de Kaposi em Paciente Jovem Imunocompetente: uma Quinta Variante Epidemiológica?. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de janeiro de 2019 [citado 19º de abril de 2024];63(4):277-84. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/129

Edição

Seção

RELATO DE CASO