Quimioprevenção do Câncer Gástrico

Autores

  • Danúbia da Cunha Antunes Nutricionista da Equipe de Nutrição Clínica do Hospital Estadual Tavares de Macedo. Especialista em Terapia Nutricional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). https://orcid.org/0000-0003-1849-2894
  • Iris Maria Lima e Silva Mestranda em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, (UFRJ). Especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade São Camilo do Rio de Janeiro.
  • Wanise Maria de Souza Cruz Mestre em Ciências pela UFRJ. Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Nutrição Clínica pela UFRJ. Instituição: Universidade Federal Fluminense.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2010v56n3.1485

Palavras-chave:

Neoplasias Gástricas, Quimioprevenção, Helicobacter Pylori, Antioxidantes, Allium, Selênio

Resumo

O câncer gástrico é a quarta neoplasia mais frequente no mundo e, no Brasil, é uma importante causa de morbimortalidade. Um dos principais fatores de risco para o câncer gástrico é a infecção pelo Helicobacter pylori. Estudos mostram que as hortaliças e frutas, por serem fontes de antioxidantes, vitaminas e minerais (os quimiopreventivos) são importantes fatores na prevenção do câncer gástrico. O objetivo deste trabalho consiste em analisar a associação dos quimiopreventivos na prevenção do câncer gástrico. Realizou-se uma revisão da literatura, utilizando as bases de dados eletrônicas Lilacs, Pubmed, SciELO, Periódicos Capes e fontes impressas, com as seguintes palavras-chave: quimioprevenção, antioxidantes, vegetais Allium e selênio, fatores de risco e câncer gástrico. O limite temporal foi de 15 anos de publicação (1994 a 2009) e nos idiomas português, inglês e espanhol. Os estudos têm demonstrado que a ingestão elevada ou níveis plasmáticos de antioxidantes (carotenoides, vitaminas C e E), vegetais do gênero Allium e selênio estão associados como o risco reduzido de câncer gástrico, inibição do tamanho do tumor e regressão das lesões pré-cancerígenas. Logo, conclui-se que a quimioprevenção tem importante papel na inibição da carcinogênese gástrica, porém mais estudos são necessários para elucidar todos os mecanismos de ação e dose terapêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

1.
Antunes D da C, Silva IML e, Cruz WM de S. Quimioprevenção do Câncer Gástrico. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2010 [citado 5º de maio de 2024];56(3):367-74. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1485

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA