Ingestão de Cálcio e Vitamina D e Risco de Câncer Colorretal: uma Revisão Bibliográfica

Autores

  • Claudia Merlo Cabral Especialista em Nutrição Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade Federal Fluminense (UFF). Residência em Nutrição Clínica/Hospital Universitário Pedro Ernesto/Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Nutricionista da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (RJ), Brasil.
  • Nádia Dias Gruezo Mestre em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ). Especialista em Nutrição Oncológica pelo INCA. Supervisora de Nutrição Clínica do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital do Câncer I (HC I)/ INCA.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2010v56n2.1506

Palavras-chave:

Neoplasias Colorretais, Cálcio, Vitamina D, Laticínios, Revisão

Resumo

O câncer colorretal apresenta-se como o terceiro tipo de neoplasia mais prevalente de câncer em todo o mundo. Os principais fatores de risco são: histórico familiar de câncer de cólon e reto, dieta com base em gorduras animais, baixa ingestão de frutas, vegetais e cereais, consumo excessivo de álcool e fumo, e idade avançada. Alguns estudos em animais têm evidenciado uma possível atuação do cálcio e da vitamina D como anticarcinógenos colorretal. O objetivo é discutir a associação entre ingestão alimentar e suplementação de cálcio, vitamina D e risco de câncer colorretal. Realizou-se uma revisão bibliográfica, de artigos publicados nos últimos dez anos, de fontes de revistas indexadas em bibliotecas virtuais Lilacs, SciELO e Medline. Um dos mecanismos pelo qual o cálcio reduz o risco do câncer colorretal é a capacidade do cálcio em se ligar aos sais biliares e aos ácidos graxos ionizados, reduzindo o efeito destes compostos de proliferação celular da mucosa colônica. A vitamina D tem uma ação que regula a proliferação celular. Estudos mostraram que o alto consumo de produtos lácteos, principalmente o leite, está associado à diminuição do risco. Existem evidências de que o cálcio e vitamina D estão relacionados com redução da gênese do câncer colorretal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

1.
Cabral CM, Gruezo ND. Ingestão de Cálcio e Vitamina D e Risco de Câncer Colorretal: uma Revisão Bibliográfica. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2010 [citado 24º de abril de 2024];56(2):259-66. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1506

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)