Assistência Paliativa em Oncologia na Perspectiva do Familiar: Contribuições da Enfermagem

Autores

  • Maria da Glória dos Santos Nunes Enfermeira do Hospital do Câncer IV (HC IV)/ Instituto Nacional de Câncer (INCA). Especialista em Enfermagem Oncológica pelo INCA.
  • Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues Doutora em Enfermagem. Bacharel em Filosofia. Professora titular do Mestrado e Doutorado da Faculdade de Enfermagem (FACENF)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Procientista UERJ/ FAPERJ. Pesquisadora do CNPq nível 2.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2010v56n2.1507

Palavras-chave:

Enfermagem Oncológica, Cuidados paliativos, Família

Resumo

A abordagem paliativa exige da equipe de saúde interação através de ações interdisciplinares não apenas para a realização dos procedimentos terapêuticos mas, sobretudo, para orientar adequadamente o familiar quanto aos cuidados que devem ser prestados as pessoas que se encontram com doença avançada e promover sua adesão terapêutica. Trata-se de estudo qualitativo, realizado no Instituto Nacional de Câncer, na Unidade de Cuidados Paliativos, cujo objetivo foi compreender a perspectiva de cuidar do familiar de pessoa em tratamento paliativo em oncologia. Como referencial teórico metodológico, utilizou-se a fenomenologia sociológica de Alfred Schutz, que tem como enfoque o significado da ação. A apreensão das falas deu-se por meio da entrevista fenomenológica utilizando como questão orientadora: como você está vivendo a experiência de cuidar de seu familiar em tratamento paliativo em oncologia? Os sujeitos participantes foram 20 familiares de pacientes em tratamento paliativo. O familiar de pessoa em tratamento paliativo em oncologia se mostrou como aquele que ajuda, estando junto, não abandonando, dando apoio e representando a família, na perspectiva de enfrentar as dificuldades diante do tratamento paliativo em oncologia e tentar entender a abordagem paliativa que tem como foco reduzir a dor, superando o rótulo de terminal. Oferecer uma forma de compreender o cuidado desse familiar, situado no mundo institucional, possibilitando  apreender o vivido e os significados que alicerçam esta prática, conduz a um comportamento, ações e relações; ou seja, um modo de pensar que orienta o indivíduo em seu cotidiano para ser e estar com o outro  nessa fase da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

1.
Nunes M da G dos S, Rodrigues BMRD. Assistência Paliativa em Oncologia na Perspectiva do Familiar: Contribuições da Enfermagem. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2010 [citado 28º de março de 2024];56(2):267. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1507

Edição

Seção

RESUMO DE DISSERTAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)