Impacto da Implantação e Desenvolvimento do Grupo de Tumor de Mama e sua Contribuição à Assistência, à Pesquisa e ao Ensino no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Autores

  • Márcia Marília Vargas Fróes Skaba Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (NUPEQuali/INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Rildo Pereira da Silva Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (NUPEQuali/INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Carlos Henrique Debenedito Silva Hospital do câncer IV/INCA. Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (NUPEQuali/INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Joecy Dias de Andrade Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (NUPEQuali/INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Maria da Glória dos Santos Nunes Hospital do câncer I/INCA. Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (NUPEQuali/INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Antonio Tadeu Cheriff dos Santos Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (NUPEQuali/INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Maria de Fátima Batalha de Menezes Hospital do Câncer I/INCA. Coordenação de Educação/INCA. Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (NUPEQuali/INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Pedro Luiz Fernandes Hospital do Câncer IV/INCA. Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (NUPEQuali/INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Romeu Gomes Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Rio de Janeiro(RJ), Brasil.
  • Teresa Caldas Camargo Coordenação-Geral de Prevenção e Vigilância do INCA. Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (NUPEQuali/INCA). Rio de Janeiro(RJ), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2012v58n4.559

Palavras-chave:

Avaliação em Saúde, Saúde da Mulher, Neoplasias da Mama, Prevenção & controle, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Introdução: Os Grupos de Tumores foram implantados no Instituto Nacional de Cancer José Alencar Gomes da Silva a partir da proposta conjunta com a British Columbia Cancer Agency. Tal proposta preve o uso de equipes multidisciplinares para promover a cooperação e a colaboração entre os setores da atenção à saúde e as áreas de desenvolvimento de pesquisa. O Grupo de Tumores de Mama constituiu-se na primeira experiência sob essa nova forma de pensar e agir na condução e na gestão do problema do câncer, desenvolvendo suas atividades desde marco de 2009. Objetivo: Avaliar a implantação do Grupo de Tumores de Mama, seu desenvolvimento e contribuição a assistência, à pesquisa e ao ensino. Método: Estudo descritivo qualitativo pautado no método “Hermenêutico-Dialético”, mediante grupos focais e entrevistas abertas e semiestruturadas realizadas entre fevereiro e abril de 2012. Resultados: O modelo de organização e operacionalização do Grupo de Tumores de Mama mostrou-se adequado, inclusive para a abordagem de outros cânceres, uma vez que se revelou em uma experiência exitosa de perspectiva multidisciplinar, espaço de decisões coletivas, compartilhamento de saberes e praticas, bem como de exemplo de gestão contextualizada na realidade brasileira. Entretanto, os depoimentos indicaram a necessidade de reconhecimento da formalização do grupo, assim como a criação de estrategias para a articulação eficiente dos processos de assistência, ensino e pesquisa. Conclusão: Para que o modelo de organização dos grupos de tumores se dissemine e consolide, faz-se necessaria sua efetiva formalização na estrutura institucional, assim como a real integração entre assistência, ensino e pesquisa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

1.
Skaba MMVF, Silva RP da, Silva CHD, Andrade JD de, Nunes M da G dos S, Santos ATC dos, Menezes M de FB de, Fernandes PL, Gomes R, Camargo TC. Impacto da Implantação e Desenvolvimento do Grupo de Tumor de Mama e sua Contribuição à Assistência, à Pesquisa e ao Ensino no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 31º de dezembro de 2012 [citado 25º de abril de 2024];58(4):571-80. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/559

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>