Análise das Campanhas de Conscientização sobre o Câncer por meio do Google Trends: Revisão Integrativa da Literatura

Autores

  • Fernanda Nardino Instituto Nacional de Câncer (INCA), Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev), Divisão de Pesquisa Populacional. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8453-3941
  • Antonio Tadeu Cheriff dos Santos Instituto Nacional de Câncer (INCA), Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev), Divisão de Pesquisa Populacional. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3577-0772
  • Fernando Lopes Tavares de Lima Instituto Nacional de Câncer (INCA), Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev), Divisão de Pesquisa Populacional. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8618-7608

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2023v69n4.4275

Palavras-chave:

neoplasias, comportamento de busca de informação, internet, conscientização pública, comunicação em saúde

Resumo

Introdução: As campanhas de conscientização da população sobre o câncer e seus fatores de risco objetivam incentivar as pessoas a terem comportamentos mais saudáveis. É essencial avaliar os resultados dessas campanhas na alteração do interesse e do comportamento da população sobre o tema. Objetivo: Analisar o impacto das campanhas de conscientização dos diferentes tipos de câncer sobre o interesse dos internautas por meio do Google Trends. Método: Revisão integrativa da literatura, incluindo estudos primários que analisaram os impactos das campanhas a partir do Google Trends, disponíveis nas bases PubMed, Scopus, Web of Science e LILACS. Resultados: Dos 179 artigos encontrados, foram incluídos 19 para análise. O impacto das campanhas variou em efetividade, dependendo do tipo de câncer abordado, da região de realização e do alcance. Fatores externos às campanhas tiveram efeito sinérgico ou concorrente no interesse populacional sobre os temas abordados. Conclusão: O aumento do interesse populacional, quando existente, nem sempre se traduziu em maior conscientização sobre as formas de prevenção e diagnóstico do câncer. Devem-se aprimorar as formas de realização das campanhas visando aumentar o interesse populacional sobre o tema e viabilizar mudanças de comportamento de longo prazo.

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Publicado

2023-09-15

Como Citar

1.
Nardino F, Santos ATC dos, Lima FLT de. Análise das Campanhas de Conscientização sobre o Câncer por meio do Google Trends: Revisão Integrativa da Literatura. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 15º de setembro de 2023 [citado 27º de abril de 2024];69(4):e-014275. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/4275

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA

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