Diagnósticos de Enfermagem em Pacientes Neurocirúrgicos Oncológicos: Subsídios para a Informatização do Processo de Enfermagem

Autores

  • Angeli Soares de Souza Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Título de Especialista em Enfermagem Oncológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (SBEO). Gerente de Enfermagem da Seção de Neurocirurgia e Cirurgia Torácica do Hospital do Câncer (HCI)/INCA. Membro do Grupo de Suporte Executivo da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) do HCI/INCA.
  • Maria de Fátima Batalha de Menezes Coordenadora da Educação Continuada da Divisão de Enfermagem do HCI. Membro do Grupo de Suporte Educativo da SAE do HCI/INCA. Membro da Comissão Científica da SBEO. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2009v55n3.1617

Palavras-chave:

Diagnóstico de Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Neoplasias do Sistema Nervoso Central, Informática em Enfermagem

Resumo

Os pacientes acometidos por tumores do sistema nervoso central apresentam inúmeras manifestações clínicas e subclínicas, fato que os tornam pacientes de alta complexidade assistencial e com alto grau de dependência para os profissionais de enfermagem, necessitando de uma prestação da assistência de modo sistematizado. Este trabalho objetiva identificar os principais diagnósticos de enfermagem em pacientes neurocirúrgicos oncológicos com base na Taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) e propor subsídios para criação de sistema informatizado de registro, possibilitando ao enfermeiro a otimização do tempo de assistência e a maximização do planejamento e da qualidade do cuidado. Utilizou-se um instrumento de Avaliação Inicial de Enfermagem para coleta de dados, visando a identificar os problemas do paciente e selecionar os diagnósticos de enfermagem correspondentes. Esse processo de identificação diagnóstica deu-se a partir da relação dos problemas/alterações, caracterizados como descritores no instrumento de Avaliação Inicial com os diagnósticos de enfermagem listados pela taxonomia da NANDA conforme suas características definidoras e fatores de risco. Elaborou-se um elenco preliminar de diagnósticos de Enfermagem direcionados para pacientes neurocirúrgicos oncológicos, o qual subsidiará a construção de um instrumento informatizado. Os diagnósticos identificados foram agrupados conforme os domínios (focos) de atenção e conforme as prioridades assistenciais, a saber: segurança/proteção (138 diagnósticos); atividade/repouso (72 diagnósticos); nutrição (46 diagnósticos); eliminação/troca (45 diagnósticos); percepção/ cognição (23 diagnósticos); conforto (18 diagnósticos); enfrentamento/tolerância ao estresse (16 diagnósticos); relacionamento de papel (11 diagnósticos); autopercepção (7 diagnósticos); princípios da vida (1 diagnóstico). A utilização da taxonomia diagnóstica de enfermagem contribui para uniformizar a linguagem dos enfermeiros, melhorar a comunicação, fornecer dados para pesquisa e desenvolver um corpo de conhecimentos para a profissão. A abrangência dos diagnósticos de enfermagem identificados é vasta e esses não se constituem num resultado conclusivo, necessitando de estudos clínicos mais aprofundados. Entretanto, houve contribuição para avanços na sistematização da assistência, na perspectiva da informatização do processo de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

1.
Souza AS de, Menezes M de FB de. Diagnósticos de Enfermagem em Pacientes Neurocirúrgicos Oncológicos: Subsídios para a Informatização do Processo de Enfermagem. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de setembro de 2009 [citado 24º de abril de 2024];55(3):303. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1617

Edição

Seção

RESUMOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)