A mulher Submetida à Mastectomia: Tecendo Possibilidades do Cuidar em Enfermagem Considerando o Apoio da Rede Social Primária

Autores

  • Jaqueline Ferreira Ventura Bittencourt Doutora em Enfermagem. Professora da EEAN/UFRJ. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Ivis Emília de Oliveira Souza Doutora em Enfermagem. Professora Titular de Enfermagem Obstétrica do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Escola de EEAN/UFRJ. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Teresa Caldas Camargo Doutora em Enfermagem. Editora Científica da Revista Brasileira de Cancerologia do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Maria de Fátima Batalha de Menezes Doutora em Enfermagem. Enfermeira Coordenadora da Educação Continuada da Divisão de Enfermagem do Hospital do Câncer I (HCI) / INCA.

DOI:

https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2010v56n2.1508

Palavras-chave:

Mastectomia, Saúde da Mulher, Enfermagem, Tese

Resumo

A família desempenha um papel importante diante do diagnóstico de doença oncológica. A assistência de enfermagem voltada para a mulher submetida à mastectomia numa perspectiva de humanização precisa valorizar sua rede de relacionamento interpessoal. Nesta pesquisa buscou-se alcançar os objetivos de: descrever a rede social primária da mulher submetida à mastectomia; analisar o tipo de apoio que a rede social primária oferece; discutir possibilidades assistenciais para essa mulher considerando as relações que estabelece com sua rede social primária. Utilizou-se a abordagem teórico-metodológica de Lia Sanicola. O cenário da produção dos dados foi o Hospital do Câncer III do Instituto Nacional de Câncer. Realizaram-se 13 entrevistas que permitiram a construção dos mapas de rede social correspondentes. A análise compreensiva  produziu as categorias analíticas: 1. Ajuda cotidiana para cuidados como curativo, controle do dreno, banho e troca de roupas, além de auxílio nos afazeres domésticos e no transporte. 2. Apoio emocional/afetivo  mediante a disponibilidade para acompanhamento ao hospital durante o tratamento e para encarar o diagnóstico e prosseguir com o tratamento até o fim. 3. Ajuda na emergência ao precisar de acomodação temporária na casa de familiares/parentes para dar continuidade ao tratamento. 4. Conselho/informação mediante a indicação da melhor instituição e da atenção com os agendamentos, retornos, exames e  orientações no pós-operatório. Concluíu-se que, para o profissional de saúde, o conhecimento dos condicionantes relacionais e/ou sociais podem se constituir em formas inovadoras de cuidar no sentido de  reconhecer o acompanhante familiar como elemento coadjuvante na recuperação da condição de saúde da mulher submetida à mastectomia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

1.
Bittencourt JFV, Souza IE de O, Camargo TC, Menezes M de FB de. A mulher Submetida à Mastectomia: Tecendo Possibilidades do Cuidar em Enfermagem Considerando o Apoio da Rede Social Primária. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 30º de junho de 2010 [citado 26º de abril de 2024];56(2):269. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/1508

Edição

Seção

RESUMO DE TESE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>